quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

THE BAND - O ÚLTIMO CONCERTO DE ROCK


The Last Waltz - O Último Concerto de Rock, é o último registro ao vivo da banda chamada The Band, um filme de Martin Scorsese, feito em 1976 e lançado em 1977. A obra retrata o fim anunciado de uma banda de rock que cansou de ficar viajando e tocando em vários cantos do mundo, principalmente Estados Unidos, Inglaterra e Canadá.Para a apresentação, o guitarrista e cantor Robbie Roberson convidou vários músicos conhecidos para que tudo ocorresse da forma exata, perfeita. Estavam lá Ringo Starr, Muddy Waters, Paul Butterfield, Neil Young, Joni Mitchell, Van Morrison, Dr. John, Neil Diamond e Eric ClaptonThe Band tinha uma particularidade interessante, todos os integrantes eram cantores, algo raro nos conjuntos de rock (exceto os Beatles!). E, no show, cada um tem o seu momento solo. A Banda era formada por Rick Danko (baixo e vocal), Levon Helm (bateria e vocal), Garth Hudson (teclado/órgão/vocal), Richard Manuel (piano e vocal) e Robbie Robertson (guitarra e vocal). As músicas eram, na sua maioria, dos próprios. THE BAND foi a banda que acompanhou Bob Dylan durante muito tempo, até criarem sua própiria identidade e fecharem o círculo com chave de ouro, no dia do ÚLTIMO COCERTO DE ROCK.

3 comentários:

Dani disse...

Excelente matéria, Edu!!! Simplesmente amo, músicos soberbos, maravilhosos, pena que a banda não existe mais até porque três membros já são falecidos. Tomei conhecimento da The Band ao ouvir o álbum “No Reason to Cry” do Eric Clapton, de 1976, gravado nos estúdios da banda e que conta com a participação de seus integrantes (ou pelo menos parte deles). Grande álbum do Clapton por sinal. Fiquei curiosa, daí fui procurar músicas da banda e me apaixonei. Vi o concerto e as jams do Last Waltz, e outros materiais relacionados, no YouTube, baixei o álbum em mp3. Baixei também outros álbuns, os que foram possíveis baixar. Agora devem estar no Spotify, talvez consiga ouvir aqueles que não consegui baixar. Sempre vejo vídeos da banda e da carreira solo do Levon Helm, grande baterista e cantor, já falecido. Valeu mesmo, Edu!! Espero ver mais matérias sobre essa banda maravilhosa por aqui! :)


Marcelennon disse...

"The Band" é espetacular...
A sonoridade dos caras se reflete na qualidade de suas canções.
Dani, uma sugestão: ouça o primeiro álbum deles: "Music from Big Pink". Com certeza, um dos grande álbuns dos anos 1960. Simplesmente emocionante, da primeira à última faixa.
Nesse álbum se encontram as canções "The Weight (Take a Load of Fanny)", a canção deles de que mais gosto e "I Shall Be Released", simplesmente de cortar o coração...
Genial!

Dani disse...

Oi Marcelennon!! Sim, "Music from Big Pink", eu ouvi, é de fato um grande álbum, com belíssimas músicas, "The Weight" é maravilhosa. Destaco também também do álbum "Northern Lights-Southern Cross", de 1975, com destaque para a faixa "Rags and Bones", um grande trabalho vocal de Richard Manuel.