segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

RINGO STARR - THE BEATLES - OCTOPUS'S GARDEN - DEMAIS!*****


"Octopus's Garden" é uma música dos Beatles composta e cantada por Ringo Starr, lançada no álbum Abbey Road de 1969. A gravação teve início no dia 26 de abril de 1969, e foi concluída em 18 de julho de 1969. "Octopus's Garden" foi a segunda das duas únicas canções compostas por Ringo gravadas pelos Beatles. A outra foi "Don't Pass Me By", do disco branco.
Durante as gravações do álbum "The Beatles", em 1968, havia muita tensão nos estúdios Abbey Road entre o grupo. Em um desses episódios, Ringo Starr se chateou e abandonou as gravações. Abandonou a banda, pegou a família e foi para a Sardenha, Itália. Um dia, no iate do ator Peter Sellers, ele pediu "Fish 'n' Chips", mas veio polvo em vez de peixe. Surgiu então uma conversa com o capitão da embarcação sobre polvos. Este lhe contou que eles catavam pedras e objetos brilhantes no fundo do mar e os concentravam em um mesmo lugar, que ficava parecido um jardim. Com bases nestes fatos e com a ajuda de seu amigo e companheiro George Harrison ele compôs a canção. Não se sabe até que ponto Harrison ajudou. Esta ajuda nunca foi confirmada; porém no filme Let It Be aparece uma sequência em que são vistos os dois ensaiando a canção e Harrison mostrando alguns acordes para Ringo. A canção é creditada apenas a Richard Starkey. George disse na época: "Octopus's Garden é uma música do Ringo. É apenas a segunda música que Ringo já escreveu, é importante e é adorável. A música fica muito profunda na consciência do ouvinte, porque é tão pacífica. Ringo está escrevendo músicas cósmicas sem sequer perceber."
"Octopus's Garden", além do album Abbey Road, aparece no Anthology 3 (onde está incluída uma gravação de uma das tomadas - take 2, realizadas no dia 26 de abril de 1969) e no CD "Love". Para este álbum, George Martin criou uma versão diferente: a introdução cantada por Ringo está em velocidade mais lenta e misturada com a orquestração de "Good Night". Em seguida, a música toma a sua forma original, misturada com os alguns efeitos sonoros de Yellow Submarine.

2 comentários:

Marcelennon disse...

Eu adoro essa canção, mas por sua temática, sempre achei que ela ficaria melhor inserida no "Álbum Branco".
O "Abbey Road" tem uma temática bem mais sombria e, nesse contexto, sempre achei que "Yer Blues" ficaria melhor inserida no "Abbey Road".
Mas, o que vem dos Beatles não está sujeito a patrulhamento.

Joelma disse...

Muito divertida