quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

LITTLE RICHARD, THE BEATLES, PAUL McCARTNEY - LUCILLE*****


"Lucille" é um clássico do Rock And Roll gravado originalmente em 1957 pelo inimitável Little Richard. O single alcançou o número 1 no quadro de R&B da Billboard, 21 no gráfico de pop dos EUA, e no número 10 no Reino Unido. Sua autoria é creditada a Collins-Penniman - Albert Collins (não deve ser confundido com o guitarrista de blues do mesmo nome) e Penniman que é o próprio Little Richard. As primeiras cópias em 78rpm creditam Collins como o único compositor. Richard comprou a metade dos direitos da música enquanto Collins estava na prisão. Em sua gravação, Little Richard cantou e tocou piano apoiado por uma banda composta por Lee Allen (saxofone), Alvin "Red" Tyler (saxofone), Roy Montrell (guitarra), Frank Fields (baixo) e Earl Palmer (bateria). Como um dos maiores estandartes do rock, "Lucille" foi regravada incontáveis vezes, pelos principais artistas do gênero, incluindo The Beatles, AC/DC, Status Quo, Wings, The Doors, Sha Na Na, Mud, The Hollies, The Animals, Paul McCartney, Van Halen, Waylon Jennings, Johnny Winter, The Flying Burrito Brothers, Peter & Gordon, Queen, Deep Purple, Ian Gillan Band, Sweet, The Everly Brothers, Little Bob Story, Bill Haley e seus cometas, Otis Redding, The Sonics, John Entwistle do The Who, Kevin Coyne, The Didjits e a banda de Detroit The Rockets.
John Lennon e Paul McCartney tocaram "Lucille" durante uma jam session em 1974, que pode ser ouvida no bootleg “A Toot and a Snore in '74”, marcando a única ocasião conhecida onde os dois ex-Beatles colaboraram depois da separação dos Beatles.
Desde quando ainda era bem jovem e se tornou “O Maior Imitador de Little Richard de Liverpool”, Paul McCartney tomou “Lucille” meio que para si. “Lucille”, juntamente com "Long Tall Sally" (ambas de Richard), eram seus números preferidos nos shows. Os Beatles não chegaram a gravar “Lucille” OFICIALMENTE em nenhum dos seus álbuns de linha ou em single.
Mas participaram de uma mesma tour que também incluia Little Richard no Tower Ballroom em New Brighton, Wallasey, em 12 de outubro de 1962, e novamente no Empire Theatre de Liverpool, em 28 de outubro. Little Richard também se apresentou ao lado do grupo no Star-Club de Hamburgo em novembro de 1962, durante a quarta viagem do grupo à Alemanha.
Os Beatles gravaram "Lucille" em 3 de setembro de 1963, para a 14ª edição do programa de rádio Pop Go The Beatles. A apresentação ocorreu no Aeolian Hall em Londres, e foi transmitida pela primeira vez em 17 de setembro. Depois tocaram mais uma vez para o rádio, em 7 de setembro. Esta versão, gravada no Playhouse Theatre, em Londres para o programa Saturday Club, foi transmitida pela primeira vez em 5 de outubro e foi posteriormente incluída na coleção Live At The BBC. Durante as infindáveis sessões do projeto Get Back no início de 1969, no Twickenham Studio, os Beatles tocaram "Lucille" duas vezes, uma no dia 3 de janeiro, o segundo dia de ensaios filmados, e novamente quatro dias depois.

Richard Penniman, hoje com 85 anos, está bem velho, doente e cansado. De cadeira de rodas, sem maquiagem e sem peruca, Nem de longe lembra o incendiário Little Richard, que ele incorporou por quase 70 anos e que inventou o "A-wop-bop-a-loo-lop-a-lop-bam-boom!". Como já há muito tempo, só pensa em Jesus e no caminho da salvação. Em 2014, o ator Brandon Mychal Smith ganhou elogios da crítica por seu retrato de Little Richard no filme de drama biográfico “James Brown Get on Up” co-produzido por Mick Jagger. Em junho de 2015, Little Richard apareceu diante de uma plateia, vestido de botas brilhantes e uma jaqueta de cores vivas no Wildhorse Saloon, em Nashville, para receber o Rhapsody & Rhythm Award e arrecadar fundos para o Museu Nacional de Música Afro-americana. O Museu emitiu um comunicado de imprensa indicando Little Richard como um dos principais artistas e líderes da indústria da música. Ainda em 2016, um novo CD foi lançado pela Hitman Records, "California (I'm Comin ')" com material lançado e anteriormente inédito da década de 1970, incluindo uma versão à Capella de "Try To Help Your Brother". Em setembro de 2017, Richard participou de uma longa entrevista à televisão, vestido de forma conservadora e irreconhecível de seu personagem que lhe tornou tão famoso e conhecido como um dos pais do Rock And Roll. Não deixe de conferir de jeito nenhum a superpostagem LITTLE RICHARD -TUTTI FRUTTI.

3 comentários:

Marcelennon disse...

Sem dúvida, uma lenda!
Um dos criadores do rock'n'roll.
"Lucille" não deixa a gente ficar parado.
Espetacular!

Edu disse...

Yes! E é importante sempre lembrar: depois da morte de Chuck Berry em março de 2017 com 90 anos, Little Richard (85) e o “The Killer” Jerry Lee Lewis (82), são os únicos ainda vivos daquela era de ouro do R&R.

Joelma disse...

Lucille é a cara do Paul