terça-feira, 30 de janeiro de 2018

THE BEATLES - THE ROOFTOP CONCERT - 30/1/1969


30 de janeiro de 1969 foi um dia histórico na carreira dos Beatles. Eles se superaram em todas as suas apresentações, que já não faziam desde 1966. Naquele dia, John, Paul, George e Ringo, apenas subiram no telhado do prédio da Apple em Londres sem avisar ninguém, e começaram a tocar as músicas do álbum Let it Be.
Como nos velhos tempos, Mal e Neil colo­caram os instrumentos no palco montado no topo do prédio da Apple, em Saville Row, e os Beatles, acompanhados de Billy Preston, entraram em cena. O tráfego parou e a mul­tidão que saia para almoçar se aglomerou na calçada. Funcionários das empresas próxi­mas apinharam-se nas janelas e nos telhados dos escritórios de West End, conseguindo ter uma visão privilegiada do último concerto ao vivo dos Beatles.
Os primeiros a chegar ao telhado foram Paul e Ringo. Os dois foram para seus instrumentos e logo John e George apareceram, e o grupo começou a tocar. Além de alguns alguns fotógrafos, estavam lá toda a equipe de Michael Lindsay Hogg, Billy Preston, Mal Evans, 
Maureen Starkey e Yoko Ono e nenhum fã. Mas à medida que o tempo que foi passando,as pessoas começaram a se dar conta do que acontecia lá em cima. Eram os Beatles! Então, pararam para ouvir o grupo, outras procuraram janelas, outras se aventuravam a subir nos prédios e a maioria dos transeuntes ficava olhando para o alto. Ninguém ficou indiferente e o mundo comungava pela derradeira vez, com os Beatles de verdade.
As faixas executadas foram "Get Back", "Don't Let me Down", "I've Got a Felling", "One After 909", e "Dig a Pony", Ao final da execução de "Dig a Pony", o engenheiro de som Alan Parsons percebeu que a fita de gravação havia terminado. Enquanto ele a trocava, foram executados trechos de "God Save the Queen" e "I Want You (She´s so Heavy)", que a gravação "oficial" não incluiu. A ver­são final de “Get Back” foi interrompida pela polícia e Paul improvisou, “Você está tocando no telhado de novo e você sabe que sua mãe não vai gostar. Ela vai mandar te prender!”. No final da música, Maureen Starkey come­çou a aplaudir calorosamente e Paul voltou ao microfone para agradecê-la: “Obri­gado, Mo!”. Em seguida, John encerra dizendo: “Eu gos­taria de agradecer em nome da banda e espero que tenhamos passado no teste”. A última apresentação dos Beatles durou uma média de quarenta minutos. No "Anthology 3", Paul disse que seria um grande e belo final, se os quatro acabassem presos.

6 comentários:

Joelma disse...

Absolutamente imperdível mesmo
Que espetáculo de Beatles

Edu disse...

Thanks, Jô!

Rach disse...

Imagine só ir trabalhar/estudar e de repente ouvir a sua banda favorita tocando no telhado ao vivo? Iria me atrasar, mas não perderia o show por nada! <3

Valdir Junior disse...

Parece que foi ontem, mas são quarenta e nove anos.

Dani disse...

Inveja das pessoas da multidão que passava por ali e foi brindada com essa apresentação histórica, queria muito, muito, ser uma delas.
Nossa, já se passaram quarenta e nove anos!! Quando comecei a ouvir Beatles, já tinham se passado vinte anos desse show :O

MAGNO BARRETO disse...

Vídeo Vídeo indisponível. Poxaaa!