quarta-feira, 27 de setembro de 2017

A TRISTE HISTÓRIA DE RORY STORM, DOS HURRICANES


Rory Storm foi a maior estrela do Rock de Liverpool entre 1961 e 1962. Foi o maior Showman que a cidade já viu. Rory Storm tinha quase 1,90m, era louro, e dono de uma energia impressionante!
Alan Ernest Caldwell nasceu em Liverpool em 7 de janeiro de 1938 e adotou o nome de Rory Storm em 1958. No mesmo ano, formou a banda The Raving Texas, que venceu um concurso de Skiffle e tornaram-se conhecidos em Liverpool. Com a explosão do Rock na Inglaterra, o grupo abandona o Skiffle, passando a ter em seu repertório os clássicos de Chuck Berry, Little Richard entre outros. Em 1959 adotam o nome de Rory Storm And The Hurricanes tornando-se a banda mais popular de Liverpool.
Apesar de ser o líder da banda e vocalista, durante as performances do grupo, Rory ficava fazendo várias loucuras no palco, escalando o equipamento, pendurando-se nos ventiladores e, as vezes sumia, reaparecendo entre o público. Rory era o dinâmico showman. Enquanto isso, quem segurava as pontas nos vocais era o baixista Lou Walters.
No final de 1959, Ringo Starr entrou para o grupo. Seu nome verdadeiro era Richard Starkey. A lenda diz que ele teria assumido o apelido "Ringo" devido ao grande número de anéis que usava "rings", por sugestão de Rory.Durante as apresentações, Ringo tinha a oportunidade de assumir os vocais em alguns números, entre eles: "Matchbox" e "Boys". No início dos anos 60, os Hurricanes fazem uma excursão a Hamburgo, na Alemanha. Neste período, conhecem os Beatles e os dois grupos se tornam grandes amigos. No início de 1960 os Hurricanes abriram um show de Gene Vincent no Liverpool Stadium, tendo assim atingido o posto de "banda mais popular" e "banda mais promissora" da região.Porém, esta superioridade iria acabar com o retorno dos Beatles de Hamburgo e uma longa temporada de sucesso no Cavern Club. Houve então um duelo de popularidade entre as duas bandas, incentivado pelo jornal de Bill Harry "The Mersey Beat". Ringo deixou a banda de Rory Storm no início de 1962 pra tocar na banda de Tony Sheridan, mas voltou ao Hurricanes no verão desse ano.Depois de substituir Pete Best em algumas apresentações e a véspera de gravarem seu primeiro single pela EMI, Ringo aceitou o convite para juntar-se aos BeatlesEra agosto de 1962 e após a saída de Ringo, vários outros bateristas passram pelos Hurricanes: Gibson Kemp, Keef Hartley, Ian Broad, Trevor Morais, e Jimmy Tushingham. Pete Best, ao ser despedido dos Beatles, depois de um período improdutivo, veio a substituir Ringo nos Hurricanes, antes de formar a Pete Best Combo. Rory Storm continuou sua carreira em Liverpool e arredores. Com o sucesso dos Beatles em toda Inglaterra, as bandas de Liverpool passarm a chamar a atenção. Em 1963 os Hurricanes assinarm contrato com o selo "Oriole" e lançam o single Dr. Feelgood/I Can Tell, sem muita repercussão. Brian Epstein conseguiu um contrato para o grupo de Rory gravar em Londres, pelo selo Parlophone. Gravaram então Ubangi Stomp/ I'll Be There e America/Since You Broke My Heart. Os singles venderam bem em Liverpool, mas não atingiram o sucesso esperado na Inglaterra. A banda optou por não ter um empresário e quando os grupos de Liverpool começaram a invadir Londres, os Hurricanes já estavam decadentes e ficaram de fora.Lou Walters, um dos mais importantes do grupo, abandonou os Hurricanes no final de 1964. Em seu lugar entrou Vince Earl. A banda continuaria por mais alguns anos a se apresentar em alguns clubes da Inglaterra.
Rory Storm & The Hurricanes tiveram seu fim definitivamente em 1967. Rory Storm foi disc-jóquei por dois anos. Em 27 de setembro de 1972, Storm desenvolveu uma infecção no tórax e não conseguiu dormir adequadamente, então se entupiu de pílulas para dormir. O corpo foi encontrado no dia 28. Estranhamente, o corpo da sua mãe (que morava com ele) foi encontrado no quarto dela no mesmo dia, nas mesmas condições. Especula-se que os dois  suicidaram-
se simultaneamente. E que haveria um estranho pacto entre eles. Aqui, a gente confere RORY STORM E SEUS HURRICANES mandando ver, ainda com Ringo!

Um comentário:

Unknown disse...

Uma banda muito importante na historia Rock.Sou Beatlemaniaco, mas confesso que por pouco, eles não teriam passado os Bestles pra trás. Muito show as musicas deles. Mesmo estilo Bestles. E o Ringao já mandava muito bem na batera.