segunda-feira, 14 de agosto de 2017

THE KINKS - YOU REALLY GOT ME


You Really Got Me é um rockão composto por Ray Davies e gravada por sua banda, The Kinks. Foi lançada em agosto de 1964 como terceiro single do grupo, e alcançou o número 1 nas parada de singles do Reino Unido no mês seguinte ao seu lançamento, ficando por duas semanas. Ela mais tarde foi incluída em seu álbum de estreia, chamado "Kinks". Convencidos de que os dois singles anteriores da banda haviam ido mal porque tinham um som muito limpo, os Kinks entraram no estúdio no verão de 1964 para gravar esta canção deliberadamente crua. Mas a gravação original ainda era limpa demais, e a banda teve que pegar emprestadas 200 libras para cobrir o custo de outra sessão de estúdio. Dave Davies, o guitarrista, cortou o cone do alto-falante de seu amplificador com uma lâmina de barbear para conseguir o som sujo desejado para seu imortal e incandescente riff. "A música veio de um ambiente de trabalhadores", relembrou Dave. Um mês mais tarde, a música, um proto-heavy-metal, foi direto para o topo das paradas britânicas. A revista Rolling Stone colocou a canção em número 82 na sua lista das 500 melhores canções de todos os tempos e alcançou também o número 4 de 100 maiores canções com guitarra de todos os tempos. No começo de 2005, a música foi votada como sendo a melhor música inglesa da década de 1955-1965 pela rádio BBC. Em março de 2005, a Q magazine colocou a música como 9ª colocada na lista das 100 melhores músicas com guitarra. Em 2009, ela ficou na 57ª posição na lista das melhores canções de Hard Rock pela VH1.

3 comentários:

Marcelennon disse...

Canção fantástica, de uma banda pouco conhecida pelos brasileiros, deveria ser obrigatória para todos aqueles que curtem um bom rock. A discografia dos Kinks, notadamente os discos de 1966 até 1969 merecem uma boa dose de atenção. Rock de primeira!

Cláudio Vida disse...

The Kinks é o elo entre Beatles e Stones.

Valdir Junior disse...

Uma defasagem na minha educação musical, e também na minha estante, é não conhecer quase nada dos Kinks. Uma hora acerto isso, pois o post deixa a gente com água na boca.