domingo, 20 de agosto de 2017

PAUL MCCARTNEY – PAUL IS LIVE - 1993


Paul Is Live é um álbum duplo ao vivo de Paul McCartney, lançado em 1993 durante a New World Tour divulgando o álbum Off the Ground. A capa arremeda a capa do álbum dos Beatles de 1969, Abbey Road. O título seria uma resposta aos rumores da teoria da conspiração "Paul is dead". As diferenças intencionais entre as duas capas são:
O "LMW-281F" na placa do fusquinha - que significaria “Linda McCartney Widow” (viúva) e que Paul teria 28 anos se ele estivesse vivo - foi editado para "51 IS", indicando que ele está vivo e que em 1993, tinha 51 anos. McCartney está usando sapatos; Em Abbey Road, ele aparece com os pés descalços. Seu pé esquerdo está para a frente. Na capa original, o pé direito de McCartney estava para frente, único com passo diferente dos outros. Ele segura um cão pela coleira na mão esquerda; Uma vez que ele é canhoto, muitos acreditavam que era outra prova de que estava morto, já que em Abbey Road era o cigarro que ele segurava na mão direita. O carro da polícia que aparecia em Abbey Road á direita, foi removido. O cachorro que aparece na capa é Arrow, uma das crias de Martha, o cão que foi a inspiração para o título da música "Martha My Dear"A foto da capa é a mesma da sessão de fotos da capa Abbey Road feita pelo fotógrafo Iain Macmillan. Os retoques e manipulações foram feitos pelo artista CGI Erwin Keustermans, que apagou os Beatles e aplicou McCartney e o cachorro, numa foto de Linda McCartney.
Posteriormente, McCartney deu um importante intervalo em sua carreira solo para começar a trabalhar no enorme projeto da Antologia dos Beatles no início de 1994 com George Harrison, Ringo Starr e George Martin. Isso levou grande parte do seu tempo pelos próximos dois anos, até Flaming Pie, de 1997. Curiosamente esse é o disco ao vivo com pior desempenho nas paradas da carreira de Paul.
Assim como o CD, o DVD foi gravado em shows na Austrália e USA. O setlist é permeado com faixas do Off The Ground, mesclado obviamente com hits da carreira solo de Paul, do Wings e dos Beatles. A banda de apoio da época era bem diferente da atual, tendo apenas Paul “Wix” Wickens como único membro que continua com Paul até hoje, fora ele a banda era composta por Robbie McCintosh, Hamish Stuart, Blair Cunningham e Linda McCartney.

2 comentários:

carlos marangon disse...

Meu filho adora esse disco,sempre toca

Valdir Junior disse...

O Mais fraco dos discos ao vivo do Paul. Apesar de um bom repertório a performace da banda dele ficou bem aquem, acho que aquele baterista Blair Cunningham bem fraquinho, deixou as musicas bem retas.