domingo, 30 de julho de 2017

THE ROLLING STONES - STICKY FINGERS


Sticky Fingers foi o nono álbum de estúdio dos Rolling Stones, lançado no Reino Unido no dia 23 de abril e nos Estados Unidos no dia 30 de abril de 1971. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Foi o primeiro lançamento da banda pelo seu recém-criado selo Rolling Stones Records, depois de um contrato que vinha desde 1963 com a Decca Records no Reino Unido e da London Records nos Estados Unidos. Foi produzido por Jimmy Miller e os engenheiros de som foram Glyn Johns (que trabalhou com os Beatles em Let It Be), Andy Johns, Jimmy Johnson e Chris Kimsey.Sticky Fingers foi o primeiro álbum dos Rolling Stones em que o guitarrista Mick Taylor, substituto de Brian Jones, morto em 1969, toca do começo ao fim. É também o primeiro disco dos Stones onde aparece o conhecido logotipo da língua ("Tongue and Lip Design"), desenhado pelo artista John Pasche.
Em 2001, a rede de TV VH1 colocou Sticky Fingers no número 46 em seu estudo dos melhores álbuns. Em 2003, Sticky Fingers foi listado como # 63 na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos, da revista Rolling Stone.
A arte original para a capa de Sticky Fingers, possui um zíper que se abre para revelar um homem em cuecas de algodão foi concebida pelo artista pop americano Andy Warhol, fotografada por Billy Name e projetada por John Pasche. A capa, uma foto da virilha do modelo Joe Dallesandro vestindo uma de calça jeans apertada, escondendo um pênis supostamente ereto, foi assumida por muitos fãs como sendo uma imagem de Mick Jagger, porém as pessoas realmente envolvidas no momento da sessão de fotos revelaram que vários homens diferentes foram fotografados (Jagger não estava entre eles) e nunca revelaram qual foi usada.
Resultado de imagem para Like a Prayer Madonna
A capa do disco Like a Prayer, da Madonna, lançado em 1989, foi inspirada na capa de Sticky Fingers. Em 2003, a rede de televisão VH1 nomeou Sticky Fingers como a melhor capa de disco de todos os tempos.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Um dos discos essenciais para entender o som dos Stones e o próprio Rock and Roll

roque22 disse...

Está entre os 10 Melhores discos de Rock de todos os tempos. Diria que é o Revolver dos Stones.

Marcelennon disse...

Sem dúvida um dos melhores dos Stones... Mas o número 1 deles é "Let it Bleed"... Se você ovir a introdução de Gimme Shelter e não sentir um calafrio, desista... Você será funkeiro o resto de sua existência...
Abraço Beatlemaníaco a todos!