terça-feira, 4 de julho de 2017

GEORGE HARRISON - ALL THOSE YEARS AGO


"All Those Years Ago" é uma canção escrita por George Harrison, lançada como single do álbum Somewhere in England de 1981 . A música é uma homenagem a John Lennon, assassinado em dezembro de 80. Foi lançada em 11 de maio de 1981, nos Estados Unidos , onde ficou por 3 semanas como número 2 na lista Hot 100 da Billboard, e em 15 de maio de 1981, no Reino Unido, onde alcançou o número 13 no UK Singles Chart . Além disso, "All Those Years Ago" ficou por uma semana em número 1 no “American adult contemporary chart”, primeira (e única) vez que Harrison apareceu nessa lista nesta posição. Também foi incluída em duas coletâneas: “The Best Of Dark Horse 1976-1989” e “Let It Roll: Songs by George Harrison”, e também numa versão ao vivo no álbum “Live In Japan”.
Originalmente Harrison escreveu a música com letra bem diferente da que conhecemos para Ringo Starr gravar. Esta gravação ocorreu entre 19 e 25 de novembro de 1980 e acabou não dando certo. Depois da morte de Lennon, Harrison resolveu gravar novamente. A letra foi modificada de forma a refletir uma homenagem ao amigo tragicamente assassinado. A gravação final da música foi realizada com participações dos três Beatles restantes (Harrison, Starr e Paul McCartney), mas as partes foram gravadas separadamente. Desde o início, ficou claro que a canção seria lançada expressamente como single de George Harrison. As partes de Paul McCartney, sua esposa Linda e Denny Laine foram gravadas no A.I.R. Studios em Montserrat, onde preparavam o álbum Tug Of War, entre fevereiro e março de 1981. Esta foi a primeira vez que Harrison, McCartney e Starr "gravaram" juntos desde quando (sem Lennon) trabalharam na música "I Me Mine", do álbum Let It Be dos Beatles e também seria a última vez que os três iriam gravar juntos até as sessões de "Free as a Bird" e "Real Love" para o projeto Anthology, em meados da década de 1990.


5 comentários:

Joelma disse...

Gosto da voz do George nessa música. Mas queria que uma música homenagem fosse realmente tocante. Falta algo. Acho que falta algo na que Paul fez pra John também.

Valdir Junior disse...

Uma bela e tocante homenagem do George ao John.
Para mim essa musica representa toda a nostalgia pelos Beatles. Numa era sem videocassete e internet, lá pelos idos de 1981/82 eu só podia ver imagens dos Beatles quando esse vídeo passava no "Som Pop" da TV Cultura aqui em SP, estudava cada segundo dessas imagens e a musica era a trilha disso tudo.

Cláudio Vida disse...

Linda musica. George canta com emoção.

Marcio disse...

Gosto dessa música. Me faz viajar no tempo.

Carlos Marangon disse...

Acho essa homenagem muito emocionante, ele fez uma música que lembra bem o estilo dos Beatles, agitada , mesmo num momento dificil, a do Paul é bem triste , mas muito linda também. Vários outros artistas importantes do rock fizeram suas homenagens. Elton John com Empty Garden, o Queen também fez uma chamada Life is real, todas maravilhosas.