sábado, 22 de julho de 2017

DEREK AND THE DOMINOES - LAYLA AND OTHER ASSORTED SONGS


Layla and Other Assorted Love Songs é um album clássico de blues/rock lançado pelo supergrupo Derek and the Dominos em dezembro de 1970. É considerado atualmente como um dos pontos mais altos da carreira de Eric Clapton e um dos 100 melhores discos de todos os tempos. Layla é um album mitológico na historia do rock. Pode-se dizer, com certeza, que o álbum gira em torno de Pattie Boyd - na época conhecida como Pattie Harrison. A amizade entre Clapton e George Harrison, fez com que ele se aproximasse de Patty e se apaixonou profundamente, mas no início, foi rejeitado, o que o motivou a escrever boa parte das canções deste álbum. O sucesso de “Layla” foi inspirado em um poema de Nizami Ganjavi, "The Story of Layla and Majnun". Essa lenda mexeu muito com Clapton que se afundou em heroína e quase enlouqueceu por não poder ficar com Pattie. Finalmente, depois de anos, casaram-se em 27 de março de 1979. George, Paul e Ringo estavam lá. Inclusive houve uma Jam Session. Lennon disse que se soubesse, teria ido.
Além dos conhecidos membros do grupo (o baixista Carl Radle e o baterista Jim Gordon), a gravação também contou em quase todas as faixas com a participação do lendário guitarrista Duane Allman (The Allman Brothers Band), que foi convidado a participar após ter ficado amigo de Clapton e pedido para acompanhar a gravação do disco. Ambos se conheceram através do produtor Tom Dowd, que estava produzindo o segundo álbum da Allman Brothers Band - Idlewild South - quando recebeu a ligação de Clapton para produzir seu disco. Duane fora convidado a se juntar ao Derek and the Dominoes posteriormente, mas preferiu continuar com sua própria banda.Em 1990, para comemorar o 20º aniversário foi relançado em uma edição de luxo com 3 CDs, incluindo as Jams e Outtakes. Em 2003 a rede de televisão VH1 nomeou o álbum como o 89º melhor álbum de rock de todos os tempos. No mesmo ano, a revista Rolling Stone o colocou na lista dos 500 maiores e melhores discos de toda a história fonográfica.

3 comentários:

Joelma disse...

Merece viu estar entre os melhores. Sempre estou ouvindo esse álbum. Maravilhoso. Essa colaboração aí foi sensacional. Pena que acabou. Mas ficou registro. Engraçado que Clapton tentou se esconder detrás de Dereck e por não ter sido bem divulgado pela gravadora o resultado foi que o disco foi um fracasso em primeiro momento. Bom, tem muita história sobre esse disco.
Enfim, esse álbum é um dos meus preferidos de todos os tempos. Claro que Beatles em primeiro lugar.

Edu disse...

É isso aí, Joelma!

Valdir Junior disse...

Sou suspeito para falar, esse é um dos discos da minha vida. Ao lado dos discos dos Beatles, esse do Clapton me influenciou demais, demais. A primorosa edição dos vintes anos dos disco, com três CDs é um deleite de som. E que capa linda demais é essa.