domingo, 18 de junho de 2017

PAUL & LINDA McCARTNEY - UNCLE ALBERT / ADMIRAL HALSEY


Esta faixa foi inspirada em Albert Kendall, um tio de McCartney que costumava pregar a bíblia quando ficava embriagado. A canção é formada por três partes estruturadas da seguinte forma: a) Uncle Albert, b) Hands Acroos The Water , e c) Admiral Halsey. Segundo o engenheiro de som, Tim Geelan, além das três partes principais o mix da canção foi preparado em 12 semi-estruturas, indicando a complexidade da produção. A letra de “Admiral Halsey” apresenta algumas expressões de duplo sentido, como “the butter wouldn’t melt, so i put it on the pie” (a manteiga não derreteu, então a coloquei dentro da torta). A “torta”, no caso, é uma expressão britânica para o órgão sexual feminino, também usada na canção Penny Lane (no trecho “for a finger and finger pie”). Durante a gravação da parte orquestral, alguns músicos da filarmônica de Nova York tiveram de ser convencidos a permanecer no estúdio pelo produtor Phil Ramone, que supervisionava a sessão. O motivo é fácil de ser entendido: as normas do sindicato dos músicos profissionais dão a eles “proteção” quando a jornada de trabalho excede o número de horas máximas estipuladas pela lei. Após uma rápida conversa e a promessa de adcionar alguns “dólares extras” na conta bancária dos radicais violonistas, a sessão continuou sem problemas. Já o solo de trompa, tocado por Marvin Stamm, foi gravado de uma forma incomum: com o microfone embutido na saída de som. No setor de “efeitos especiais”, o som de trovões foi produzido por Eirik “The Norwegian” Wangberg, no Sound Recorders, em Los Angeles. Wangberg sampleou a tempestade do banco de sons do estúdio, e gravou uma faixa mono com os efeitos. A partir desse master, uma outra faixa foi criada em mock stereo (estéreo fabricado) e mixada posteriormente na música.
Fonte: “Paul McCartney – Todos os segredos da carreira solo” de Cláudio D. Dirani – o melhor livro já publicado sobre a obra de McCartney no Brasil!

6 comentários:

Benilson Silva disse...

Nesse vídeo "Uncle Albert/Admiral Halsey" maior sucesso comercial do álbum Ran.o que me chamou muito a atenção é a maneira de levar o filho James, dentro do casaco. A lá papai canguru.

Edu disse...

Olá Benilson... a criança que aparece embrulhada no casaco é Mary e não James, que só nasceria em 12 de setembro de 1977. Abração!

Júlio disse...

Esse foi mesmo um grande sucesso!

Valdir Junior disse...

Uma versão predominantemente acústica poderia aparecer por aí num futuro show. Aco que cairia bem no set list.

Benilson Silva disse...

Verdade Edu. Valeu

Marcio Pereira disse...

Não me agrada.