terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

PAUL MCCARTNEY & WINGS - GIVE IRELAND BACK TO THE IRISH


Apesar de ter sido censurada pela BBC, a faixa composta em protesto ao infame "Domingo Sangrento" chegou ao 1º lugar nas paradas em diversos países como Espanha e Irlanda. McCartney compôs a faixa no dia 1º de fevereiro de 1972, dois dias após o incidente que causou a morte de vinte e sete civis, metralhados por soldados a serviço se Sua Majestade na cidade de Deny, Irlanda do Norte. Sobre esse mesmo episódio, John Lennon também manifestou sua indignação em "Sunday Bloody Sunday" e "The Luck Of The Irish" no álbum Some Time In New York City.
Em fevereiro de 1972, Paul McCartney lançou uma música com sua nova banda Wings que causou uma tempestade de controvérsias e foi prontamente banida como "inadequada para radiodifusão". “Give Ireland Back to the Irish” foi a reação de McCartney para os eventos do Domingo Sangrento apenas algumas semanas antes, em que dezenas de manifestantes foram mortos por soldados britânicos na Irlanda do Norte. Muitos ficaram surpresos de que McCartney tenha se envolvido na questão. Até então, o ex-Beatle tinha evitado qualquer ativismo político evidente e foi amplamente considerado como um criador de ovelhas agradável. Alguns rejeitaram como uma tentativa cínica de McCartney para sustentar a sinalização da carreira pós-Beatles.

Stuart Maconie, jornalista, discutiu “Give Ireland Back to the Irish” em seu programa The People's Songs da Radio 2, acredita que foi uma resposta natural aos eventos na Irlanda do Norte. "Eu acho que, como muitas pessoas, ele estava simplesmente horrorizado com o Domingo Sangrento, e como um filho da grande diáspora irlandesa no noroeste da Inglaterra, sentiu ainda mais profundamente. Eu não acredito que ele estava tentando superar Lennon. Acho que ele foi totalmente sincero e foi um movimento muito corajoso"diz Maconie. O ex-colega de banda John Lennon, que tinha herança irlandesa, tinha sido cada vez mais politicamente ativo e apareceu em um protesto de Nova York contra a presença do exército britânico na Irlanda do Norte. Eamonn McCann, um veterano jornalista e ativista político de Londres, acredita que, embora McCartney provavelmente tivesse genuínas razões para escrever esta canção, a questão irlandesa foi muito conveniente para os músicos em relação a publicidade.

McCartney falou mais tarde ao historiador Mark Lewisohn sobre o sentimento de indignação que sentia pelo Domingo Sangrento: "Do nosso ponto de vista, foi a primeira vez que as pessoas questionaram o que estávamos fazendo na Irlanda. Foi tão chocante. Escrevi 'Give Ireland Back to the Irish', nós gravamos e eu recebi um telefonema do presidente da EMI, Sir Joseph Lockwood, explicando que não iria liberá-la. “Ele achava que era muito inflamatória. Eu disse a ele que eu senti fortemente sobre isso e eles tiveram que liberá-la". Apesar de ter sido censurada pela BBC“Give Ireland Back to the Irish” chegou ao 1º lugar nas paradas em diversos países da Europa
“Give Ireland Back to the Irish” foi proibida no Reino Unido pela BBC, Radio Luxembourg e pela Autoridade de Televisão Independente. O Dj da BBC e o apresentador do Top of the Pops Alan Freeman recusaram-se a mencioná-la pelo nome. Em sua Radio 1 ele se referiu à música como apenas "uma canção de um grupo chamado Wings". Apesar de não tocar nas rádios alcançou o número 16 nas paradas do Reino Unido e número 21 nos EUA. Foi número 1 tanto na República da Irlanda e, estranhamente, na Espanha. McCartney falou sobre o sucesso da canção na Espanha: "Estou muito orgulhoso de que os separatistas bascos adoraram". As duas canções de John Lennon lançadas no mesmo ano, “Sunday Bloody Sunday” e “The Luck of the Irish”, em grande parte passaram despercebidas. Foi a de McCartney que causou a tempestade. O jornalista de música e apresentador da BBC Stuart Bailie acredita que o fato de que foi proibida realmente ajudou. "A proibição deu mais glória porque, na minha opinião, foi uma música pobre, com letras fracas", disse ele.


Confira também a materia sobre a música SUNDAY BLOODY SUNDAY de John Lennon, publicada em 26 de novembro de 2013.

Um comentário:

João Carlos disse...

Interessante que o som dessa boa música já delineava o estilo dos anos 70.