sexta-feira, 4 de novembro de 2016

JOHN LENNON - MENLOVE AVE – 1986


Em 27 de outubro de 1986, foi lançado o álbum “Menlove Ave” de John Lennon, o segundo lançamento póstumo de músicas de Lennon, tendo sido gravadas durante as sessões de seus álbuns Rock 'n' Roll e Walls and Bridges. Menlove Ave foi lançado sob a supervisão de Yoko Ono, contendo sobras de estúdio de John no período 1973 e 1974, e as inéditas “Rock ‘n’ Roll People” e “Here We Go Again”. No disco estão versões não aproveitadas de "Walls And Bridges" (1974), durante a época em que o casal estava separado. Assim, neste disco que, em poucas semanas escalou as paradas, estão incluídas cinco versões diferentes de músicas que entraram na edição final daquele álbum de 13 anos passados: "Steel And Glass", "Scared", "Old Dirt Road", "Nobody Loves You" e "Bless You". Neste disco, que ganha assim uma conotação histórica, estão os trabalhos representativos da fase em que Lennon trabalhou com o produtor e compositor Phil Spector, inventor da chamada "wall sound", a muralha de cordas ou metais em contraste com as guitarras do rock. Uma curiosidade: "Rock'n Roll People", que Lennon fez para Johnny Winter, mostra tímidas tentativas do Beatle na linha R&B. "Walls And Bridges" reflete a fase pesada de Lennon longe de Yoko. “Menlove Avenue”, cuja capa é uma foto de John pintada por Andy Warhol, não causou grande impacto no hit parade, mas curiosamente ganhou um disco de ouro no Brasil.

3 comentários:

João Carlos disse...

Gosto muito da parte do Walls... as sobras do R&R são fracas.

Valdir Junior disse...

Concordo com o João Carlos, Apesar de que "Here We Go Again" e Rock and Roll People" sejam duas boas faixas do lado A.
A Falta de informação técnica do disco é uma coisa que até hoje não consigo entender, a dona yoko não ajudou muito a vender o disco com isso.
Tenho o vinil e o CD. Lembro quando o disco saiu aqui na época, não tinha visto o anuncio dele em lugar nenhum, e então, vejo ele ali numa loja de discos, nem acreditei. Escutei muito na época, hoje em dia, quase que não.

Marcelennon disse...

Ainda é um disco que não escutei muito... 5-6 anos depois, tudo o que vinha do John ainda me deixava com lembranças de 1980... Triste época...