sexta-feira, 9 de setembro de 2016

NOVO HOLLYWWOD BOWL CAUSA CONTROVÉRSIAS

Por Sílvio Osias - blogs.jornaldaparaiba.com.brResultado de imagem para the beatles at the hollywood bowl
Hoje (09) é o lançamento mundial do disco “The Beatles Live at The Hollywood Bowl”. O original, de 1977, nunca havia sido editado em CD. Oficialmente, é a primeira vez. E vem com faixas bônus. O conteúdo reúne canções gravadas em dois shows dos Beatles no Hollywood Bowl. Um em 1964. O outro, em 1965. O vinil de 1977 não tinha boa qualidade sonora. Os esforços do produtor George Martin não foram suficientes. Para o ouvinte, ficava a sensação de que a gritaria do público comprometia o desempenho do grupo. Mas a importância histórica era indiscutível. Agora, 39 anos depois, o disco reaparece para esse lançamento em CD (também em vinil). Ouvi ontem pela primeira vez e posso dizer que os recursos tecnológicos atuais operaram um verdadeiro milagre. O ganho na qualidade do som é sensível. Só há um problema. Como o lançamento está sendo comercialmente associado à estreia do documentário “Eight Days a Week”, sobre o fenômeno da Beatlemania, a capa original do disco foi trocada por uma que reproduz o cartaz do filme. Ora, pode até ser mais bonita. Mas atenta contra a história e a memória do quarteto. Não faz nenhum sentido trocar a capa original de um disco dos Beatles por um cartaz de um novo filme. Por melhor que venha a ser o documentário dirigido por Ron Howard. A música dos Beatles está aí há meio século. A sua permanência não depende de uma associação comercial como esta.
Hollywood Bowl 77
Hollywood Bowl 2016

3 comentários:

Edu disse...

Não concordo de jeito nenhum! Acho que sacrilégio maior de que trocarem a capa, é abafarem os supersônicos gritos dos fãs. Minha vida inteira ouvi esse disco e nunca reclamei ou achei ruim. Ao contrário! A gritaria é a melhor parte do show!!! Na minha opinião, claro!

João Carlos disse...

Mas a capa original não poderia ser substituída.

Valdir Junior disse...

Não sei, estou em duvida com esse relançamento. Primeiramente não gostei da troca da capa, a original já era bem legal e por si só histórica. Se eles queriam atrelar o lançamento ao filme do Ron Howard, poderiam ter feito uma luva com o cartaz do filme sobre a capa original, igual ao que fizeram com a edição do "Yesterday and Today" dos Beatles na caixa Beatles USA, assim a capa ficava preservada e o filme divulgado.
Já com relação ao som, eu estou escutando o disco no Spotify ( https://play.spotify.com/album/5XfJmldgWzrc1AIdbBaVZn ) e estou estranhando um pouco o som, passei a vida inteira escutando o disco original e...tá diferente. Em breve vou pegar o CD e prometo uma resenha exclusiva para o "Baú".