sexta-feira, 2 de setembro de 2016

JULIA BAIRD - MEIA IRMÃ DE JOHN LENNON


Julia Baird, nascida em 5 de março de 1947 é a meia-irmã mais nova de John Lennon e é a filha mais velha de John 'Bobby' Albert Dykins (1918 / dezembro de 1965) e Julia Lennon (12 de março de1915 / julho 1958). Tem uma irmã mais nova, Jacqueline "Jackie" Dykins, nascida em 26 de outubro de 1949.

John Lennon começou a visitar a casa dos Dykins em 1951. Depois da morte de Julia Lennon em 1958, Harriet e Norman Birch foram nomeados guardiães de Julia e Jackie, ignorando qualquer parentesco com Dykins, já que ele nunca tinha se casado legalmente sua mãe. Quando os Beatles já eram famosos, John Lennon convidou as irmãs Dykins para visitá-lo onde ele vivia, em Kenwood , Weybridge , com sua então esposa, Cynthia. 

Julia Dykins (Baird) casou-se com Allen Baird em 1968 e mudou-se para Belfast . Tiveram três filhos E se divorciaram em 1981. Baird trabalhou como professora de necessidades especiais , e depois da morte de Lennon, escreveu “John Lennon, meu irmão” (com Geoffrey Giuliano) e em 2004 lançou “Imagine This - Crescendo com meu irmão John Lennon”. Ela é agora é diretora da Cavern City Tours em Liverpool.
Sobre o livro:
Esta obra da meia irmã de John Lennon Julia Baird não segue a tendência das biografias "definitivas", baseadas numa pesquisa exaustiva e no objetivo de reproduzir a vida do biografado com toda minúcia. Paradoxalmente, porém, pela proximidade da autora com o biografado, esta é uma biografia ao mesmo tempo mais e menos minuciosa. Além de um índice remissivo não apenas de nomes, a obra também traz momentos/situações chave na vida de Lennon e uma amostra generosa de sua coleção particular de fotografias familiares inéditas. Certa vez John Lennon afirmou que os Beatles eram mais famosos que Cristo. Essa fama acarreta, quanto ao conhecimento dos personagens, um efeito duplo: de um lado, sabe-se "tudo" de suas vidas; de outro, tal familiaridade impede o recuo necessário para passar por cima dos mitos cristalizados no caminho. Se já se sabe tudo, nada há a questionar e, principalmente, a descobrir. Este é o ponto de partida da meia-irmã de Lennon ao escrever sua biografia. Ou seja, que muitas das certezas sobre sua vida são mitos. Não no sentido de serem mentiras factuais, mas no de serem tão erroneamente interpretados que já não correspondem à verdade. Nas esclarecedoras palavras da autora: "Este livro é a minha tentativa de dar sentido à minha própria vida e a do meu meio-irmão John. Todas as famílias têm histórias secretas e a maioria passa suas vidas tentando mantê-las escondidas até mesmo uns dos outros. Na nossa, entretanto, as histórias escondidas têm sido penduradas em uma tela gigante nos céus, convidando à verificação e crítica de todos e à pesquisa e dissecação dos especialistas em Beatles e em John. Tivemos que deixá-los continuar, sabendo que grande parte as histórias estavam erradas. Na verdade, tantas coisas inexatas têm sido escritas sobre John e nossa família que, às vezes, tenho que lembrar a mim mesma essas verdades básicas.".

2 comentários:

João Carlos disse...

Tenho esse bom livro. A história da casa delas que Yoko tomou f...

Valdir Junior disse...

Eu gostei desse livro. Através do relato da irmã dele deu para conhecer um lado mais comum e longe do mito John Lennon.