terça-feira, 23 de agosto de 2016

PAUL McCARTNEY & WINGS - MAMUNIA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglStHAg3IQ8v1q_o7hC3L409gF9wrFYdWWg7m0HMq1kHTkIxr6FMmxUDYon-e1f3lcADgX6SCHH9Tiu3O87B62UH-IQm9SefO_bTi9IcbTEl9UewT089lUzmzOSW5INUaYo5OBj7-WEIs/s1600/Composta em Marrakesh (Marrocos), Lagos (Nigéria) e Londres, Inglaterra. A ideia original para a composição de Mamunia surgiu quando Paul visitava o Marrocos, em fevereiro de 1973. Passeando pela cidade de Marrakesh, ele se hospedou em um hotel chamado Mamounia, que significa algo como “porto seguro” em árabe. Coincidentemente, o nome “mamounia voltaria a aparecer em um cartaz avistado por Linda, nas ruas da capital nigeriana (já durante as gravações de Band On The Run,em setembro de 1973).
Ao retornar a Londres, após as férias no Marrocos, McCartney esboçaria os primeiros versos da letra, indo terminá-la no estúdio, em Lagos — fato comum desde o início de sua carreira nos Beatles. As sessões de Mamunia foram registradas debaixo de uma violenta tempestade tropical, e contaram com a participação do roadie da banda, Trevor Jones, tocando congas. Instrumentos tocados por Paul McCartney: contra-baixo, percussão e violão. Violão, por Denny Lame. Congas, por Trevor Tones. Harmonias, mini-moog, por Linda McCartney. Mamunia foi gravada em Lagos, Nigéria, nos estúdios da EMI.
O clipe foi produzido pelo desconhecido Jim Quick, em julho de 1974. O misterioso produtor é mais um dos alter-egos de Paul McCartney, como Percy Thnlligton, Paul Ramon, Chnt Harrigan, entre outros. Mamunia é composto de imagens animadas que seguem os acontecimentos descritos pela letra da canção. Algumas cenas do "desenho" mostram uma nuvem regando o sol, e um transeunte misterioso vestindo uma "plastic mac" (capa de chuva). Produzido por Jim "McCartney" Quick.

5 comentários:

Marcelennon disse...

Mamunia é uma canção espetacular. Aliás... O disco "Band On The Run " inteiro é... Parece até coletânea... Não tem uma faixa ruim, sequer... É o maior álbum do Macca.

João Carlos disse...

Essa música além de tudo, sempre me soa como o retrato de uma época. Linda!

Valdir Junior disse...

Faço coro com vocês pessoal. Band On The Run, e´poca boa demais, até para quem só tinha quatro anos, como eu.

joelma disse...

Essa música é maravilhosa! Principalmente pela influência da música africana, penso eu...

GERINALDO disse...

ACREDITEM QUEM QUISER, MAS ESSA MÚSICA PASSOU A RODAR NA MINHA CABEÇA DESDE OS ANOS 70... APESAR DE NÃO TÈ-LA OUVIDO NA INFÂNCIA.. EU PENSAVA QUE ERA SÓ NA MINHA IMAGINAÇÃO DE MENINO !!!