domingo, 28 de agosto de 2016

NEW YORK - NEW YORK CITY - YEAH!

New York - Nova York é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e o centro da Região Metropolitana, uma das áreas mais populosas do mundo. É também a terceira cidade mais populosa das Américas, atrás de São Paulo e Cidade do México. A cidade exerce um impacto significativo sobre o comércio, finanças, mídia, arte, moda, pesquisa, tecnologia, educação e entretenimento de todo o planeta. Nova York abriga a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um importante centro para assuntos internacionais e amplamente considerada como a capital cultural do mundo. A cidade também é referida como New York City para distingui-la do estado de Nova Iorque, do qual faz parte.
Quando os Beatles começaram a invasão da América, começaram por Nova York, que, por toda a vida (e morte) exerceu um papel determinante sobre eles. Foi lá que os apareceram no Ed Sullivan para milhões de telespectadores, foi lá que fizeram o mega concerto do Shea Stadium, foi lá que houve o concerto por Bangladesh e foi lá, o lugar que John Lennon escolheu para viver.
 
“A América é que é o lugar”, disse John Lennon em dezembro de 1970. “Você sabe, eu devia ter nascido em Nova Iorque, cara, eu devia ter nascido no Village! É lá que é o meu lugar. Por que será que eu não nasci lá?” No início, pertenciam a Liverpool, depois a toda a Inglaterra, e então ao mundo inteiro. A Apple ancorou-os na capital inglesa, mas já havia um ano ou mais que os escritórios significavam aos Beatles apenas estresse. Libertos das responsabilidades uns com os outros, três deles rumaram a Nova Iorque ao final daquele ano. George Harrison seguiu Phil Spector à cidade natal deste, para as sessões finais do álbum solo. Lennon foi atraído pela reputação da cidade como meca artística: “Todo mundo vai em direção ao centro, e é por isso que estou aqui agora. Apenas para respirar esses ares [...] é aqui que as coisas acontecem.” Nova Iorque também era o lugar em que Allen Klein exercia sua profissão, mas isso não impediu Paul McCartnev de viajar para lá em novembro. Seu deslocamento marcou uma ruptura simbólica com a depressão que se impusera sobre ele na Grã-Bretanha. Para todos os três homens, Nova Iorque representava libertação. Somente Lennon admitiu estar fascinado pela cidade. Tal qual Linda McCartney, Yoko Ono era efetivamente uma nova- iorquina, e ela levou seu marido pelo mundo da arte da cidade, onde adquirira sua reputação de rebelde, na década anterior. Nos domínios dela, inevitavelmente, o casal adotou seu estilo. Os McCartneys estavam em Nova Iorque para iniciar sua própria parceria criativa, na qual o equilíbrio de poder curvava-se decisivamente em favor de Paul. Trecho do livro “A Batalha Pela Alma dos Beatles” de Peter Doggett.

4 comentários:

Edu disse...

Nova York é a cara do John. Acho que se fosse lá, me emocionaria mais do que Londres ou Liverpool.

Marcelennon disse...

Nova York é o mundo miniaturizado numa cidade apenas. Capital do mundo. Sonho em conhecer essa cidade.

Valdir Junior disse...

Nova Iorque, como John falou, é a nova Roma. Quero conhecer um dia. Mas Londres e Liverpool, são prioridade.

João Carlos disse...

Não sonho mais!