segunda-feira, 6 de junho de 2016

BILLY PRESTON - NEGÃO SANGUE BOM

Matéria publicada originalmente em 6 de junho de 2014.

Hoje faz 10 anos da morte de Billy Preston. 
William Everett Preston, nasceu no dia 2 de setembro de 1946, em Houston, Texas e morreu no dia 6 de junho de 2006 de complicações renais. Billy Preston, esse negão gente boa, que se tornou um dos dos melhores amigos de George Harrison, foi um músico basicamente de soul bastante influente desde o final dos anos 60, colaborando com grandes nomes da indústria da música desde então, incluindo The Beatles, George Harrison, John Lennon, The Rolling Stones, Eric Clapton, Ringo Starr, Sammy Davis Jr., Aretha Franklin, The Jackson 5, Quincy Jones, Bob Dylan, Sly & the Family Stone, Jet e Red Hot Chili Peppers, sempre com seus teclados mágicos viajantes. O início da carreira foi como a de quase todo negro pobre dos Estados Unidos. Tocando no conjunto de música gospel de Andraé Crouch e seus primeiros álbuns também eram todos nesse estilo. A história de Billy Preston mudaria da noite para o dia quando foi convidado pelos Beatles (leia-se Harrison) para participar de algumas sessões do projeto Get Back, que virou Let It Be. Logo depois, em 1971, novamente apareceu com George Harrison e Ringo Starr, além de vários outros gigantes do rock clássico, no concerto por Bangladesh em Nova Iorque, show beneficente promovido por Harrison onde tocou um dos seus maiores sucessos, a música de sua autoria, That's The Way God Planned It.Desde então, seu estilo então variou entre Gospel, Soul, Rhythm and blues, e o Blues-rock tradicional. Continuou colaborando com vários artistas além de gravar seus próprios projetos. Em 1978 fez o papel de Sgt. Pepper no filme de Robert Stigwood, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band com os Bee Gees e Peter Frampton. Infelizmente, partiu cedo aos 69 anos em 2006. Billy foi um dos grandes destaques do megaconcerto realizado em homenagem a Harrison em novembro de 2002.

5 comentários:

Edu disse...

Gente boa. Ao invés de tantos outros que entraram na vida dos Beatles quando já estavam se esfacelando. Até o fim, se manteve um bom amigo de George Harrison. Valeu!

João Carlos disse...

Tremendo músico e grande pessoa. Saudades sempre!

Valdir Junior disse...

Cantava e tocava muito. Mereceu estar ao lado dos Beatles. Faz falta ele no mundo.

Marcelennon disse...

A linha de piando de "GOD", do álbum Plastic Ono Band foi tocada por ele e é inesquecível, assim como todas as participações nas canções dos Beatles.
É uma lenda.... Um dos gigantes da música mundial! Faz muita falta nos dias atuais...

Pedro RBC disse...

E ainda fez parte de duas formações da All Star Band!