segunda-feira, 13 de julho de 2015

GEORGE HARRISON - 33 & 1/3

Em 1974, George separou-se da sua primeira mulher, Pattie Boyd. No mesmo ano, ele lançou o álbum Dark Horse, que teve muitas críticas negativas. George iniciou sua primeira tournê e seus shows foram muito criticados por conter um longo número do artista Ravi Shankar no seu início e também porque George sofria de problemas vocais e sua voz falhava durante os shows. George também lançou seu selo, a Dark Horse Records, passando o ano desenvolevndo-a. A Dark Horse Records começou a funcionar somente em 1976. George ainda lançou um último álbum, Extra Texture pela Apple, em 1975, um álbum para cumprir contrato com a gravadora. A música "You" foi o único sucesso, embora não tenha atingido o primeiro lugar nas paradas. O disco chegou na posição 8 nas paradas de sucesso dos Estados Unidos. Somente em 1976, é que George lançou um álbum pelo seu selo, a Dark Horse Records, 33 1/3.
Na época George ficou doente com hepatite, o que fez com que ele mudasse a distribuidora do álbum da A&M Records para a Warner Bros. Records pelo fato que a A&M Records queria que ele entregasse um novo álbum até junho e isso se tornou impossível com a doença. Para o álbum ele escreveu "This Song", música que satirizava o caso de plágio de "My sweet Lord". As músicas "This Song" e "Crackerbox Palace" fizeram um certo sucesso e o álbum atingiu o décimo primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos. A única promoção que George fez para o álbum, além dos vídeoclipes foi se apresentar junto ao cantor Paul Simon no programa Saturday Night Live em 20 de novembro de 1976.


33 e 1/3 foi gravado em 1976 e apesar de não possuir nenhum grande sucesso como os discos anteriores de George Harrison - o maior foi Crackerbox Palace com a 14ª posição - é de seus melhores trabalhos e chama muito a atenção o humor pythonesco utilizado nos vídeos das músicas Crackerbox Palace, This Song e True Love. Além das canções já citadas (todas exibidas com exclusividade pelo Fantástico em 1976), merecem destaque "Woman Don't Cry for me", "Leaning how to love you", "See yourself" e "Beautiful Girl". Pena que não existam vídeos decentes para elas.

4 comentários:

João Carlos disse...

Esse (e o de 79) são apenas fantásticos do 1º ao 5º.

Valdir Junior disse...

Eita disquinho bom esse !!!
A Slide Guitar do George esta "tinindo" nesse disco.
Realmente esta no Top 5 dos discos dele, pena que o George era avesso a promover seus discos, os fãs e a musica perdeu muito com isso, ainda mais que ele não esta mais por aqui.

João Carlos disse...

Quem não gostar de "Learning How To Love You" é presidente do Vasco!

Fábio Simão disse...

Que tal, hein?! O fantástico passando George Harrison. Queria ter vivido nesta época.