sexta-feira, 6 de março de 2015

THE BEATLES - CRY BABY CRY


"Cry Baby Cry" é uma canção dos Beatles composta por John Lennon, lançada no álbum "Álbum Branco" de 1968. Foi a última canção do disco trazendo uma presença instrumental de todo o grupo. Quando perguntado sobre “Cry Baby Cry” em 1980, Lennon respondeu: “Não é minha. Apenas um refugo”. Talvez por ter sido uma música inspirada em uma canção de ninar da sua infância, “Sing A Song Of Sixpence”. "Cry Baby Cry" foi escrita na Índia, embora algumas demos da canção, datadas de 1967, indiquem que começou a ser composta antes da viagem. De acordo com o livro de Hunter Davies, Lennon descreve a frase, “Cry baby cry, make your mother sigh”: “Eu tive outra idéia aqui, com poucas palavras, acho que eu tirei de um comercial – ‘Cry baby cry, make your mother buy’ (Chora neném, chora, faz sua mãe comprar)”.

"Cry Baby Cry" variavelmente diz à criança chorar e fazer sua mãe suspirar, pois ela é velha o bastante para saber o melhor. Além disso, como numa canção de fábula a música cita Reis, Rainhas, Duques e Duquesas tocando piano, pintando quadros e colhendo flores no jardim. Os Beatles começaram as gravações dessa música em 15 de Julho de 1968. Encheram 4 fitas de meia hora com muitos ensaios que foram retiradas durante as 2 próximas sessões. Paul McCartney diz no livro de Barry Miles Many Years From Now, que, por causa do divórcio de Lennon com Cinthia e o fato dele ter saído com Yoko, parecia que eu ouvia algumas canções pela primeira vez no estúdio, sem aquela prévia consulta que costumavam ter antes.

Em 16 de Julho de 1968, o grupo gravou 10 takes. As fitas gravadas desses ensaios foram pura perda de tempo, embora pudessem servir como overdubs. A base do décimo take recebeu o piano harmônico tocado por George Martin. O engenheiro de som Geoff Emerick ameaçou sair das gravações dos Beatles durante essa canção, transformando-as em sessões muito tensas: “Eu perdi o interesse no ‘Álbum Branco’ porque eles estavam realmente ignorando eles mesmos de um lado e fazendo juras uns aos outros de outro. Eu falei pro George (Martin), ‘olha, pra mim já deu, estou indo embora. ’ Mas ele disse, ‘Bem, deixe-nos no final da semana então. ’ Mas eu não podia, tinha que sair naquele minuto. E assim foi.” Com Ken Scott no lugar de Emerick, a canção foi completada dois dias depois. Lennon gravou novos vocais, vocais de apoio e mais piano e bateria. A canção foi mixada em 15 de outubro, com um efeito flanger adicionado ao violão.

3 comentários:

João Carlos disse...

O fato é que ficou uma música invocada. Legal demais. A cara do Álbum Branco.

Fábio Simão disse...

Sem dúvida uma baita música.

Valdir Junior disse...

Uma coisa que gostaria de saber é por que eles colocaram no finalzinho de "Cry Baby Cry" aquela coda com "Can You Take Me Back"