domingo, 29 de março de 2015

GEORGE HARRISON - BEWARE OF DARKNESS

"Beware of Darkness" é considerada por muitos, a melhor faixa de “All “Things Must Pass”, o aclamadíssimo álbum triplo de George Harrison lançado em 1970. "Beware of Darkness" marca um retorno às preocupações espirituais e músicas de Harrison desde os Beatles. Assim como "Within You, Without You”, a letra reflete a filosofia do Radha Krishna Temple, com a qual Harrison estava envolvido, em que as preocupações espirituais sempre devem substituir as coisas materiais. Nos versos, o ouvinte é advertido contra várias influências que podem lhe corromper. Entre as potenciais influências corruptoras estão o próprio homem (ego), políticos e ídolos pop de pouca substância. Além disso, a letra adverte também contra os pensamentos negativos, uma vez que estas influências corruptoras e pensamentos negativos podem levar à maya, ou ilusão, o que distrai as pessoas do verdadeiro propósito da vida.

Muitas versões de "Beware of Darkness" já foram gravadas por muita gente. No Concerto for Bangladesh no Madison Square Garden em 1 de agosto de 1971, Harrison cantou as duas primeiras partes, e, em seguida, Leon Russell canta a terceira - Harrison reassume a parte final. Uma versão acústica que foi gravada em 27 de maio de 1970, foi incluída no bootleg “George Harrison Beware Of ABKCO”. Leon Russell gravou a sua em seu álbum de 1971 “Leon Russell and the Shelter People”. Marianne Faithfull incluiu "Beware of Darkness" em seu álbum “Rich Kid Blues”. Em 1986, uma banda alternativa americana “Concrete Blonde” fez uma cover em seu primeiro álbum. “Spock's Beard” usaram "Beware of Darkness", como a faixa-título de seu álbum de 1996, baseando a sua versão sobre Leon Russell. Matthew Sweet e Susanna Hoffs tocaram em seu álbum de 2009 “Under The Covers”. Eric Clapton tocou "Beware of Darkness" no Concert For George em 2002. Joe Cocker também apresentou sua versão seu “Hymn for my soul”, álbum de 2007, assim como muitos outros. Algumas dessas versões até poderiam aparecer aqui, mas nada se compara com o original. E melhor ainda: com legendas em português! Hare, Hare!

5 comentários:

Fábio Simão disse...

Adoro de paixão esta música. Viva George!

Anônimo disse...

Eu tive conhecimento desta música pela citação do beatlemaniaco Zé Ramalho na música Kriptônia, que se encerra com uma mulher cantando a primeira frase da música: watch out now!!!

Rogério

João Carlos disse...

Definitivamente uma obra superior.

A VIDA NUMA GOA disse...

Bela música. Gosto muito da versão do Spock's também, banda de que sou grande fã (fase Neal Morse).

Quanto a dizer que é a melhor do ATMP, bem, aí.... =)

Suzana Franco disse...

Como o George foi um ser maravilhoso, realmente deixamos a vida material nos consumir e não vivemos a melhor parte de nossas vidas.