quarta-feira, 25 de março de 2015

ALGUNS DOS VÁRIOS "ÁLBUNS TEMÁTICOS" DOS BEATLES

Todos estes sete álbuns, já estiveram por aqui antes, em postagens individuais e com os links para downloads em 2011 e 2012. Como muita gente pede nos comentários dessas devidas postagens que renove o link para o download, e muitos dos novos amigos não viram essas mesmas, aproveito esta chance de reuní-las todas numa só e dizer novamente que, infelizmente O Baú do Edu não está mais prestando o serviço de disponibilização de downloads dos álbuns desde 2013, por questões de direitos autorais. Ok?

Pode-se dizer com certeza, que 1976 foi quase “o ano da volta dos Beatles”. O empresário Sid Bernstein fez uma proposta milionária para que eles se reuníssem de novo, e a EMI lançou todos os LPs e compactos novamente. Além de um monte de coletâneas bobas que viriam depois (Love Songs, Ballads, Reel Music, etc). ROCK AND ROLL MUSIC foi a primeira delas.
Em janeiro de 1976, os 9 anos de contrato dos Beatles com a EMI expirou. Assinado em 1967, deixava com a EMI os direitos de lançar qualquer disco dos Beatles, além de relançar quando bem entendesse toda a sua discografia. 'Rock'n'Roll Music' foi o primeiro desta nova safra, e a primeira coletânea a abordar um só tema (Rock and Roll) num disco dos Beatles. Este álbum duplo, de capa dupla, idealizado por Roy Kohara e ilustrado por Ignacio Gomes, provocou polêmicas entre os fãs mais conservadores que compravam qualquer coisa "nova" dos Beatles (como eu mesmo), afinal, o que estariam fazendo na capa interna do disco, o desenho de vários ícones americanos num disco de um grupo de rock inglês? Para mim, isso era até compreensível. Mas o pior é que eu achava a capa horrível. Hoje, relembro com saudade e passei até a gostar dela. Das 28 músicas, 20 são da fase 63/66, e 8 são covers. É de se estranhar também porque músicas como 'Got To Get You Into My Life' (um Soul) e 'The Night Before' (bem mais pop do que rock) neste disco de rock. Por que não 'I´ve Got a Feeling' ou 'One After 909' ou 'Everybody's Got Something To Hide except me and my monkey '? Estanhamente, a versão de 'Get Back' não é a completa do Single, mas a do álbum Let it Be, produzida por Phil Spector. As 4 músicas do EP "Long Tall Sally" aparecem aqui em estéreo, assim como 'I´m Down". Como iria se repetir nos lançamentos dos próximos anos, a EMI apenas repetiria músicas já lançadas em coletâneas pouco imaginativas. Mas apesar disso, 'Rock'n'Roll Music' alcançou o 10º lugar em vendagens em 19 de junho de 1976.

No final de novembro de 1977, aproveitando a chegada do natal, a EMI lançou o álbum duplo “Love Songs”, basicamente uma compilação de faixas previamente lançadas em outros discos dos Beatles. As únicas duas que ainda não haviam saído em álbuns britânicos são “This Boy” e “Yes It Is”, ambas gravações em mono remixadas em falso estéreo – apesar de “This Boy” ter sido lançada em estéreo real em um compacto canadense. Além de captar o público natalino, o pacote também tinha como alvo os fãs mais dedicados e colecionadores que compravam todos os lançamentos dos Beatles. Havia outras canções de amor dos Beatles disponíveis que poderiam formar uma compilação bem melhor. Um álbum caro para os padrões da época que não trazia qualquer novidade, exceto o tratamento gráfico e uma foto belíssima de Richard Avedon de 1967.
Um ano depois, não satisfeitos, os executivos da EMI soltaram outra coletânea que novamente não dizia nada: “The Beatles Ballads”. A maioria das faixas desse disco, aparecem em “Love Songs” e, apesar de ser uma compilação melhor, não traz nada de novo, como versões inéditas ou versões em estério lançadas apenas em mono. Uma versão de “Norwegian Wood”, no entanto, foi incluída aqui. Nela, a trilha instrumental aparece no canal direito e os vocais foram mixados no centro. Além disso, alguém nos recônditos da gravadora parece ter embaralhado e invertido o estéreo de “Yesterday”, “You’ve Got To Hide Your Love Away”, “She’s Leaving Home” e “Here, There And Everywhere”. Todas as temáticas possíveis para coletâneas pareciam vir à mente dos homens da gravadora: tivemos o “Rock ‘n’ Roll Music” e as canções de amor – e agora, as baladas. Um álbum possível seria ‘The Songs The Beatles Didn’t Write (As músicas não compostas pelos Beatles) – afinal existem duas dúzias de canções que se encaixariam nesse critério. E poderia ainda haver álbuns centrados em cada um dos integrantes da banda, John Lennon and The Beatles, Paul McCartney and The Beatles, George Harrison and The Beatles e Ringo Starr and The Beatles. Essa ideia soa menos estapafúrdia se levarmos em conta que o álbum “The Best of George Harrison” traz em um dos lados suas melhores no tempo dos Beatles. Resumindo: puro engana-trouxa! Para encerrar, só uma curiosidade: alguém sabia que por muito pouco, essa ilustração da capa do 'ballads' (feinha, na minha opinião) não foi a capa do álbum The Beatles - o nosso álbum branco? 

Em outubro de 1982, os Beatles ja estavam separados há anos e John Lennon já estava morto, mas sempre foram lançadas diversas coleções e CDs dos Beatles após o 1970. em 15 de outubro de 1982, foi lançada a coletânea The Beatles: The 20 Greatest Hits nos EUA e no dia 18 do mesmo mês, foi lançada no Reino Unido. O álbum foi em homenagem aos vinte anos em que o primeiro sucesso dos Beatles havia saído, “Love me Do”, em 1962. Os produtores do disco foram George Martin e Phill Spector, como de costume, todas as vinte faixas lançados nos discos lançados em ambos os países, são de autoria à dupla Lennon/McCartney. O álbum teve grande sucesso, pois contou com dois ou três grandes sucessos dos Beatles em cada ano, de 1963 até 1970. As faixas do álbum lançado no Reino Unido são: "Love me Do", "From me To You", "She Loves You", "A Hard Day's Night", "I Want to Hold Your Hand", "Can't Buy me Love", "I Feel Fine", "Ticket to Ride", "Day Tripper", "We Can’t Work it Out", "Paperback Writer", "Eleanor Rigby", "Yellow Submarine", "Lady Madonna", "Hello Goodbye", "Get Back", "All you Need is Love", "Hey Jude" e "Ballad of the John and Yoko ". As faixas do álbum lançado nos Estados Unidos, são: "She Loves You", "Love me Do", "I Wanna Hold Your Hand", "A Hard Day's Night", "Can't Buy me Love", "Eight Day's a Week", "Ticket to Ride", "Help!", "I Feel Fine", "Yesterday", "Paperback Writer", "We Can't Work it Out", "Penny Lane", "Hello Goodbye", "Hey Jude", "Get Back", "All You Need is Love", "Come Together", "Let it Be" e "The Long and Winding Road", além das versões lançadas nos EUA e no Reino Unido, o disco foi lançado na Europa, Nova Zelândia e outros.



A princípio incluído "gratuitamente" na caixa "The Beatles Collection" de 1978, este álbum foi lançado separadamente apenas em 1979, depois de a EMI ter recebido reclamações quanto à única forma de ter acesso a ele: comprar a coleção completa. Para a maioria dos fãs britânicos, as únicas raridades eram "Across the Universe", anteriormente disponível apenas no álbum beneficente "No One's Gonna Change Our World", hoje fora de catálogo e as versões em alemão de "She Loves You" e "I Want To Hold Your Hand", até então inéditas no Reino Unido. O encarte proclama que as 14 faixas restantes, uma coletânea extraída de compactos duplos e lados B, nunca tinham sido lançadas em álbuns britânicos dos Beatles. Mas, na verdade, isso não se aplica a oito das 17 faixas: "Long Tall Sally", "I Call Your Name", "Slow Down", "Matchbox" e "I'm Down" foram lançadas no "Rock And Roll Music", "Yes It Is" e "This Boy", em "Love Songs"; e "Rain", em "Hey Jude". Apesar de o álbum não conter exatamente o que se pode chamar de "raridades", não deixa de ser uma compilação inteligente de material até então disponível apenas em lados B, compactos duplos e discos lançados em outros países. Porém, este disco não trouxe as tão esperadas versões esteriofônicas de algumas músicas. Apenas quatro das 17 faixas estão em estéreo: "Across the Universe", "Komm Gib Me Deine Hand", "Sie Liebe Dich" e "Bad Boy". Ao trazer uma coletânea de lado B, faixas de compactos duplos e três raridades, este álbum é um bom começo na direção de trazer ao público faixas raras e quase raras e é certamente mais barato do que comprar todos os compactos e fuçar por gravações fora de catálogo. Mas um álbum com raridades de verdade teria sido um lançamento bem mais empolgante.


Quando a americana Capitol Records informou à EMI que pretendia lançar um álbum intitulado "Rarities", a gravadora inglesa supôs que se tratava do mesmo LP exclusivo da caixa The Beatles Collection e decidiu lançá-lo em 29 de outubro de 1979. No entanto, o álbum que a Capitol havia planejado diferia em alguns aspectos daquele compilado pela EMI: o disco seria composto por faixas "raras" do Beatles - mas raras só nos Estados Unidos. Como praticamente todas as faixas do "Rarities" britânico já haviam sido lançadas em álbuns americanos, o que a Capitol fez foi reunir apenas as não lançadas e raridades em todo o mundo. Embora previamente lançadas no EUA, algumas dessas faixas apareceram pela primeira vez em um álbum americano: "Misery", "There's a Place", "Sie Liebe Dich", "The Inner Light" e "You Know My Name". Das dez faixas restantes, sete foram pinçadas de lançamentos ingleses: "Love Me Do", "Help!", "I'm Only Sleeping", "Helter Skelter", "Don't Pass Me By", "Across The Universe" e "Sgt. Pepper Inner Groove".
A versão de "And I love Her" havia sido lançada anteriormente na edição alemã de "Something New", e as outras duas, "I Am The Walrus" e "Penny Lane", são versões novas editadas a partir de outras gravações. No caso de "I Am The Walrus", a faixa foi editada da versão britânica em estéreo com o acréscimo de alguns compassos que apareceram originalmente no compacto americano. A gravação de "Penny Lane" incluída aqui também foi editada da versão britânica em estéreo, com algumas notas do trompete Piccolo que se ouviam no final da música nas cópias promocionais em mono distribuídas para rádios americanas e canadenses. O álbum da Capitol é mais digno do título "Rarities" do que o lançado pela EMI no Reino Unido, que pode ser considerado uma compilação de lados B dos Beatles.

Após o lançamento de três coletâneas consecutivas: Rock And Roll Music, Love Songs e The Beatles Ballads, em 1982 lá vinha mais uma trazendo uma seleção de músicas dos filmes dos Beatles. O álbum traz 4 faixas de A Hard Day’s Night, 3 de Help!, 2 de Magical Mystery Tour, 2 de Yellow Submarine e 3 de Let It Be. Infelizmente, dada a organização do material, não há fluidez em Reel Music. Um álbum dos Beatles com “Ticket To Ride” seguida por “Magical Mystery Tour” e “I Am The Walrus” seguida por “Yellow Submarine” aponta para critérios de seleção singulares.
A capa do disco (horrorosa na minha opinião), que retrata a banda em seus cinco papéis diferentes como astros da tela chegando a um cinema, reflete seu conteúdo e indica um produto comercial produzido às pressas.
Na contracapa há um texto de seis parágrafos que resume a história dos Beatles e sua carreira cinematográfica, destinado principalmente a novos (e jovens) fãs da banda, talvez nem ao menos nascido quando os FAB Four se separaram. Pelo menos, a contracapa informa quem fez cada uma das composições, algo que não acontecia desde “With The Beatles”. O álbum conta ainda com um encarte de 12 páginas com informações breves sobre cada um dos filmes dos Beatles, com desenhos e fotografias.
O álbum foi acompanhado pelo single "The Beatles Movie Medley" /"I'm Happy Just to Dance with You", que veio com uma capa igual a do álbum. O lado A do single traz um medley artificial, na qual trechos de sete músicas do Reel Music ("Magical Mystery Tour", "All You Need Is Love", "You've Got to Hide Your Love Away", "I Should Have Known Better ","A Hard Day's ","Ticket to Ride", e "Get Back") foram editadas para formar uma única faixa. Presumivelmente, isso foi feito para competir com o popular "Stars On 45" medley, lançado com grande sucesso em 1981. O lado B originalmente, era para ser uma entrevista com o grupo apelidado de "Fab Four on Film", que foi registrado durante a filmagem de A Hard Day's Night, em 1964. Mas a Capitol/EMI Records, no entanto, não conseguiu obter as permissões necessárias para utilizar a entrevista e eles colocaram "I'm Happy Just to Dance with You" que apareceu no filme A Hard Day's Night, mas que não foi incluído no álbum Reel Music.

6 comentários:

Edu disse...

Hoje, olhando para um passado tão distante e ainda tão recente, esses álbuns não passam de relíquias de colecionadores carentes como eu era na época. TODOS, sem exceção, deveriam ser relançados hoje com repertórios tão mais ricos e elaborados. A escolha desses repertórios, é tarefa simples. Qualquer Beatlemaníaco de verdade, sabe o que gostaria de ver nesses álbuns. Não é tarefa para executivos que nem conhecem a música dos seus maiores artistas. Mas valeu assim mesmo. E hoje, é bom demais poder falar assim.

Valdir Junior disse...

Concordo Edu !!!!
Desses eu só tenho os dois "Rarities",já que era gastar uma grana preciosa para ter os outros só pelas capas !!
Também tenho uma nostalgia de tanto ver essas capas nas lojas de discos.

Lucy Diamond disse...

Eduardo, vc lembra quando foi comprar pelo menos um desses discos eu tava junto?

Fábio Simão disse...

Obrigado Edu. Sempre vi estas coletâneas nos sebos, mas não sabia exatamente ao que se referia. Agora estou preparado para as escolhas.

Edu disse...

Caro Fábio: se tiver com a grana, não deixe nenhum!!! Abração!

João Carlos disse...

Embora algumas capas legais. Não os compraria hoje.