segunda-feira, 30 de março de 2015

AL PACINO - DANNY COLLINS - NÃO OLHE PARA TRÁS

Em seu mais novo filme, "Danny Collins", Al Pacino interpreta um roqueiro velho e decadente que recebe uma nova perspectiva de vida, quando recebe uma carta de John Lennon escrita para ele há 40 anos. A história é baseada no fato verídico de Steve Tilston que, em 1971, foi um músico britânico preocupado em sucumbir às armadilhas da fama. Lennon leu uma entrevista com o jovem artista e estendeu a mão a Tilston através de uma carta, que dava conselhos e encorajamento, deixando o número do telefone de sua casa. Infelizmente, Tilston nunca recebeu a carta, e não tinha ideia de sua existência até 2005, quando um colecionador que comprou a carta localizou Tilston. 'Imagine' leva essa premissa, mas, em vez de Tilston ser um músico cuja carreira nunca atingiu nada, o roteirista Dan Fogelman criou Danny Collins, uma lenda do rock que se transformou em exatamente o que Tilston tinha medo de se tornar: uma estrela decadente do rock contente em ir a shows tocar seus hits em lotadas arenas. Mas receber a carta de Lennon depois de todos esses anos o faz lembrar do que ele já foi e decida mudar de vida, tanto para se reconectar com seu filho quanto com sua visão artística. O filme estrela Al Pacino como Collins, o que provavelmente significa muitas cenas fortes, antes que ele decida mudar de vida. Bobby Cannavale interpreta o filho alienado, e Annette Bening é a gerente do hotel para onde Collins se muda para como parte de sua busca por redenção. 
A CARTA PARA STEVE TILSTON - John Lennon, em 1971, enviou uma carta a um músico inglês de folk que chegou ao destinatário com quase 40 anos de atraso. Na carta, assinada também por Yoko Ono, o ex-Beatle dava conselhos ao cantor folk Steve Tilston. Para John Lennon, Steve Tilston não devia se preocupar face à eventualidade de um êxito financeiro arruinar as letras de suas canções. Lennon escreveu a Steve Tilston e ao jornalista Richard Howell depois de ter lido uma entrevista que o cantor dera a este jornalista em 1971 e que foi publicada numa revista sobre música. Yono Ono, (que em 18 de Fevereiro completa 80 anos), diz que se recorda do momento em que o marido escreveu a Steve Tilston.
No excelente e mais recente livro de Hunter Davies "As Cartas de John Lennon", a carta para Tilston aparece nas páginas 234 e 235. É a 155ª carta. Aqui, com a exclusividade absoluta de sempre, a gente confere o que Hunter Davies fala sobre o episódio e o que Lennon realmente disse na carta que nunca foi entregue.

John sabia ser simpático com os fãs - na verdade, ele quase sempre era, mesmo quando o abordavam em momentos ruins —, escrevendo para eles cartas divertidas, amistosas. Às vezes, como no caso de um jovem músico chamado Steve Tilston, ele escreveu para completos desconhecidos, em resposta a algo que haviam, dito em um jornal ou revista. Em entrevista publicada na revista ZigZag, Tilston, que tinha 21 anos na época, perguntava se ficar rico poderia prejudicar sua capacidade de escrever músicas fortes. Em carta endereçada aTilston aos cuidados de Richard Howell, o jornalista que o entrevistara, John escreveu para dizer que ser rico não muda a forma de pensar. Ele também carimbou o endereço de sua casa e o número do telefone, que era o equivalente a encorajar o jovem Tilston a responder a ele, talvez até aparecer à porta dele. Não fez isso - o coitado do Tilston nunca recebeu a carta. Ela ficou na redação da ZiqZaq, que fechou não muito tempo depois. Ele só soube da existência dela em 2005, quando foi contatado por um fã americano dos Beatles que tinha comprado a carta e decidira procurar Tilston para saber quem ele era. Ao ler a carta pela primeira vez, Tilston disse que teria ficado emocionadíssimo se a tivesse recebido. "Achei que era uma carta bem fraternal. Não hostil, mas dando conselhos. Se eu a tivesse recebido lá atrás, meu jovem ego certamente teria telefonado para ele." Hoje, Tilston continua sendo músico e compositor, mora em Hebden Bridge, Yorkshire, e recentemente publicou seu primeiro romance. Não chegou a ficar rico, mas se deu bem na vida.
Carta 155: para SteveTilston e Richard Howell, 1971
ZigZag - Tittenhurst Park Ascot, Berkshire

"Caros Steve Tilston & Richard Howell Ser rico não muda a sua vida no modo de pensar. A única diferença basicamente é que você não precisa se preocupar com dinheiro - comida - teto - etc, mas todas as outras experiências - emoções - relacionamentos - são os mesmos que os de qualquer um. Eu sei, já fui rico e pobre, assim como Yoko (rica - pobre - rica) então o que você acha disso?
Com amor, John & Yoko
COMPRE GOD SAVE US e salve OZ"


"Danny Collins" - no Brasil "Não Olhe Para Trás" está chegando aos cinemas. Aqui a gente confere o trailer:

6 comentários:

Suzana Franco disse...

Sou apaixonada por Al Pacino desde quando assisti "Scarface" agora quero ver esse novo filme com carta e música de John Lennon.

João Carlos disse...

Fantástico. Não vejo a hora de assistir.

Edu disse...

O que eu ainda acho mais legal de tudo até hoje, é a forma como eles colocam o título do filme aqui no Brasil. Sempre me diverti ou me irritei com isso. Tinha, tenho, muita curiosidade de saber qual é o critério, quem é a pessoa que diz: "Ok. Vai ser 'Não Olhe Para Trás'.

Edu disse...

"Os Reis do Ié, Ié, Ié" é, de longe, o campeão dos campeões! Absoluto!!!

João Carlos disse...

E RUMBLE FISH virar O SELVAGEM DA MOTOCICLETA?

Fábio Simão disse...

Gostei muito do enredo, com certeza assistirei o filme.