quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

THE BEATLES - YOU'VE GOT TO HIDE YOUR LOVE AWAY - 2015


"You've Got to Hide Your Love Away" foi composta por John Lennon e lançada no álbum Help!, de 1965. Foi a primeira música dos Beatles desde Love Me Do em que um músico de fora participa das gravações, foi o flautista John Scott. "You've Got to Hide Your Love Away" foi composta por John Lennon inspirado em Bob Dylan e faz referência ao empresário Brian Epstein. Epstein foi responsável pelo sucesso do começo da carreira dos Beatles. Devido a uma maior proximidade que tinha com John Lennon surgiram rumores que os dois tiveram um breve caso quando foram para Espanha em abril de 1963. John em entrevista a Playboy em 1980 negou o caso dizendo que "Isto nunca foi consumado mas nós tivemos um relacionamento muito próximo". A homossexualidade de Brian não veio a público até anos após a sua morte em 1967. O título supostamente evidencia este fato: You've Got to Hide Your Love Away - Você tem que esconder seu amor. Seja como for, é uma das pérolas mais preciosas lançadas pela nossa melhor e maior banda de todos os tempos.

"Hide Your Love Away" foi gravada em um dia para a trilha de "Help!", e sua apresentação durante o filme, com os Beatles relaxando ns casa onde os quatro moram, é um dos pontos altos da película. Foi a primeira gravação dos Beatles a apresentar somente instrumentos acústicos, e marcou também uma das poucas vezes que Lennon, sempre dolorosamente crítico quanto à sua habilidade como cantor, não duplicou a trilha sonora de seu vocal, como fazia desde de que descobriu esse truque de estúdio.

A banda usou um músico de fora pela segunda vez: por seis libras (17 dólares na época) e sem créditos, Johnnie Scott gravou as flautas tenor e alto para a música. Os Beatles deram uma direção geral a Scott e deixaram que ele elaborasse um arranjo próprio.
Embora os Beatles não tenham lançado como single, ("não é comercial", Lennon disse),o grupo de folk inglês The Silkie, que tinha contrato com a companhia de Brian Epstein, a emplacou no Top 10 nos Estados Unidos, e os Beach Boys fizeram uma cover no álbum "Beach Boys Party", de 1965. Para terminar com chave de ouro, a gente confere a imbatível gravação dos Beatles na cena de Help!, a versão de "The Silkie" e a versão dos Beach Boys. Ao longo dos anos, "You've Got To Hide Your Love Away" já foi regravada por mais de uma centena de artistas que não daria para colocar aqui.

  

2 comentários:

João Carlos disse...

Achei fraquinhas... As versões.

Fábio Simão disse...

Adoro esta música, uma das melhores e é impossível mesmo não associar ao som do Bob Dylan.