sábado, 3 de janeiro de 2015

COISAS QUE NUNCA VOU ENTENDER: OS DIREITOS DAS MÚSICAS DOS BEATLES


A notícia diz exatamente o seguinte: Paul McCartney pode comprar os direitos autoriais de todas as músicas dos Beatles. Segundo publicou o The Sun na segunda-feira (29), "Paul McCartney quer comprar os direitos autorais", após trinta anos. De acordo com o site, o músico mostrou interesse em comprar o catálogo da banda após o vazamento de dados sofrido pela Sony, que detém os direitos sobre as composições atualmente. Um dos e-mails vazados da empresa revelou o interesse dos executivos em vender os direitos de volta para o músico inglês, que pretende fazer uma boa proposta de compra. A venda inclui mais de 250 composições de Paul e John Lennon, adquiridas por Michael Jackson em 1985 por £47,5 milhões, aproximadamente R$199 milhões. Em 1995, o Rei do Pop vendeu metade do catálogo para a Sony por £95 milhões, cerca de R$398 milhões. De acordo com a Lei de Direitos Autorais, Sir Paul poderia recuperar os direitos sobre as composições da banda a partir de 2018. A lei assegura que o músico pode comprar os direitos após 56 anos desde que foram lançadas — a primeira canção da banda Love Me Do foi lançada em 1962. Aham. Voei!

7 comentários:

Edu disse...

Tudo é foda, truncado e mal explicado. Nunca, na história desse Baú, encontrei quem soubesse me explicar em claro e bom português como funciona essa coisa toda, e que, respondesse minhas perguntinhas tão primárias... “250 composições de Paul e John Lennon, adquiridas por Michael Jackson em 1985”? Que músicas são essas que eu não conheço??? Paul paga direitos autorais a alguém quando toca as músicas dos Beatles nos shows? E as canções de Harrison? Fazem parte dessa parada? E mais: ele só conseguiria ter as músicas de volta em 2018? Isso me parece mais com o “Petrolão”, de uma certa quadrilha de um certo país que conheço tão bem!

Valdir Junior disse...

Eu também não consigo entender esse embrólio todo !!

João Carlos disse...

A música antes de gravar era registrada na Editora que além de uma parte das vendas, autorizava ou não regravações,uso em filmes etc (controlava o uso da canção). A maior parte dos lucros ficava com o autor (res). Mesmo sendo menor, o percentual dava muito lucro e o autor não decidia quem poderia gravá-las etc, cabendo a Editora.Se Paul comprar os autores terão 100%. O direito autoral de execução em rádio e outros já é 100% do autor. É assim que entendo.

Leonardo Piccioni disse...

Pelo que entendo, o direito de publicação é dividido 50% para o editor e 50% para o(s) compositor(es). A função do editor é reunir royalties cada vez que a canção é executada ao vivo, em meios de comunicação convencionais ou mesmo em sites de streaming. A princípio, parece uma ideia bastante tola, mas às vezes é vantajoso para o compositor manter um editor, dado que seria muito difícil ao compositor, de outra forma, recolher ao menos 50% dos royalties sem auxílio.

Se sua própria editora (a MPL) fizesse a aquisição das músicas dos Beatles, Paul teria 100% dos direitos de publicação das canções Lennon/McCartney que, após os litígios dos anos 1970, ficaram 100% Paul como compositor, e 50% das canções que ficaram 100% com John Lennon como compositor (o crédito "Lennon/McCartney" é mera formalidade, os royalties não são divididos 50%-50% em todas as composições creditadas dessa forma).

Acho que o MJ tem os direitos apenas às canções que pertenciam à Northern Song, ou seja, não incluem os créditos dados a George e Ringo em canções dos Beatles.

Luiz Gonzaga disse...

Caro Edu e demais:
Vc nunca vai entender direito, nem eu, esse negócio de direitos autorais, por uma razão muito simples: é um embroglio feito para enrolar e ludibriar mesmo o pobre do artista. No Brasil existe o ECAD, mas é um padrão mundial.

Por exemplo: cada vez que uma música qualquer é executada, por meio de rádio, tv ou ao vivo, é cobrado um X como direitos autorais. E isso, acredite, é MUITO bem controlado e cobrado. Mas só isso.
Depois, o dinheiro arrecadado vai para onde? Veja bem...

Cada vez que um disco é vendido, são cobrados os direitos autorais. E isso é MUITO bem controlado e cobrado.
Depois, o dinheiro arrecadado vai para onde? Veja bem, é o seguinte...

Com isso, os Beatles foram os mais roubados da História. Eles sempre renderam fortunas e rendem cada vez mais. E o dinheiro? Bom, é o seguinte...

Tá explicado? Entendeu? Bom, agora explica para mim, que eu nunca entendi também!

Edu disse...

É isso só que ao contrário. Entendeu?

depaula disse...

Eu também não entendo, assim como não entendo a história, como foi que isso aconteceu com eles. Sei que foi em março de 1969. John estava no Bed In quando ficou sabendo que o Dick James tinha vendido feito a venda sem que eles soubessem. A princpio disseram que ele - e seus outros dois sócios - tinham vendido as ações deles. Mas parece que foi mais do que isso. John teve de interromper a lua de mel, ligar para Paul, e foram ver o que poderiam fazer mas não conseguiram nada. Até hoje o problema permanece. E sim, Paul tem de pagar para tocar suas músicas. É isso que mais o irrita.