terça-feira, 21 de outubro de 2014

NAZARETH - LOVE HURTS - DEMAIS!

"Love Hurts" é uma canção de autoria de Boudleaux Bryant e Felice Bryant, gravada pela primeira vez em julho de 1960 pela dupla de músicos americanos The Everly Brothers. Foi gravada pela primeira vez como uma faixa no álbum A Date with The Everly Brothers, porém não foi lançada como single (nem mesmo como lado B) pelos Everlys. A primeira versão da canção a fazer sucesso foi gravada por Roy Orbison, que chegou às primeiras cinco posições nas rádios australianas em 1961. Uma gravação feita por Emmylou Harris e Gram Parsons foi incluída no álbum Grievous Angel, lançado postumamente após a morte de Parsons, em 1973.
A versão gravada pela banda escocesa de rock Nazareth, em 1976, é a mais famosa e levou a canção ao Top 10 dos Estados Unidos e chegou ao topo das paradas na Noruega e nos Países Baixos. Joan Jett gravou sua versão no álbum The Hit List de 1990, em que todas as faixas são covers de músicas famosas. A versão da cantora Cher fez bastante sucesso, atingindo a primeira posição no Brasil por sete semanas consecutivas e o Top 10 em várias países da Europa em 1991, vendeu 500 mil cópias. A gravação de Cher foi incluída na trilha sonora da telenovela Vamp da Rede Globo, levada ao ar em 1991. Apesar do sucesso de algumas versões da música, a versão mais célebre, que fez mais sucesso e que mais resistiu ao tempo foi a gravada por (pelo?) Nazareth.

Não deixe de conferir a postagem sobre um show do Nazareht no Brasil pelo meu amigo e xará Eduardo Kruger:
http://obaudoedu.blogspot.com.br/2011/03/nazareth-love-hurts-e-muito-mais.html

3 comentários:

Fábio Simão disse...

Gosto muito desta música e além do Nazareth, acho boa a versão da Cher. Eu não sabia das outras versões, vou procurar conhecê-las.

Edu disse...

The Iveys - futuro Badfinger - também gravaram sua versão, que aparece somente em piratas. Eu tenho! Obrigado, Deus!

Murilo Pedreira disse...

Gosto de todas as versões, mas a minha preferida é a de Gram Parsons.