sábado, 19 de abril de 2014

ROBERTO CARLOS EM RITMO DE AVENTURA - 1968

Hoje, o cara mais chato do Brasil nesses tempos de Dilmão, está completando 73 anos. Esse cara, Roberto Carlos, nasceu em Cachoeiro do Itapemirim – ES, em 19 de abril de 1941. Pela lembrança da passagem do aniversário desse que já foi, há muito tempo atrás, um dos gênios da música pop brasileira, a gente confere agora o filme de Roberto Farias – Roberto Carlos em Ritmo de Aventura” de 1968 – um grande momento da cultura jovem brazuca.
O Filme à primeira vista deixa uma impressão tosca, mas na verdade é divertido. É preciso entender o clima de brincadeira que rola e que não há roteiro quando o seu diretor o perde mas essa é a base da história: Um roteiro inacreditavelmente bizarro, e basta ver para crer nesta constatação. É uma sátira de roteiros de filmes de ação e aventura. Uma paródia descarada dos filmes de 007 misturados com Help! – dos Beatles. Pelo menos conta com belas interpretações de Roberto Carlos e de belos cenários naturais de paisagens do Rio de Janeiro, Paris e EUA daquela época. É o filme tosco que todos gostam e um registro histórico de um grande momento da nata da música pop brasileira!
Pela primeira vez como protagonista de um filme, Roberto Carlos teve que viver várias cenas perigosas nesta superprodução de Roberto Farias. Para gravar este longa-metragem, Roberto Carlos dispensou dublês nas cenas mais perigosas. O filme tem uma seqüência inesquecível: o cantor passa de helicóptero por dentro do Túnel do Pasmado, no Rio de Janeiro. Para se desvencilhar de bandidos internacionais que querem raptá-lo, Roberto Carlos abusa de acrobacias como descer dentro de um carro pendurado num guindaste e atravessar o Túnel do Pasmado pilotando um helicóptero. O filme teve locações como o Corcovado, o Maracanã e a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, além das seqüências gravadas em São Paulo e em Nova York. As cenas com aviões foram feitas com pilotos da Esquadrilha da Fumaça. Em algumas delas o diretor estava dentro do avião. As filmagens com helicóptero chegaram a parar o trânsito de Copacabana.
Para rodarem cenas no Cabo Kennedy, nos Estados Unidos, a ousada produção do filme conseguiu um feito inédito: autorização da NASA para filmar nas torres de lançamento de foguetes. Como resultado, Roberto passeia pelo espaço, em imagens que mostram a Terra fora da atmosfera. Roberto aparece cantando sucessos como "Namoradinha de um amigo meu", "Negro Gato", "Eu te darei o céu", "Eu sou terrível", "Como é grande o meu amor por você", "De que vale tudo isso", "Por isso corro demais" e "Quando", esta cantada numa cena antológica em que Roberto se apresenta no alto de um prédio. A trilha sonora de "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" foi lançada num disco com este mesmo nome em novembro de 1967. Vendeu igual banana.


E quem quiser (e tiver saco) de ver o filme todinho, aqui vai. Ótima pedida para o feriadão!

2 comentários:

João Carlos disse...

Fiquei numa enorme fila pra ver!

Valdir Junior disse...

Assiti quando criança na sessão da tarde , acha bem engraçado e meio sem sentido !!
Hoje vejo com nostalgia e de uma inocência enorme, esse é o único disco do Roberto que eu tenho !!