quarta-feira, 13 de novembro de 2013

THE BEATLES - PLEASE PLEASE ME - A CANÇÃO

A canção "Please Please Me" foi lançada pelos Beatles como seu segundo single no Reino Unido e primeiro nos Estados Unidos. Ela também foi a canção título do primeiro álbum pelo grupo nas terras da rainha, que logo depois, colocaria de próprias mão, uma comenda em cada um dos quatro. O single foi lançado com a canção "Ask Me Why" no lado B e não conseguiu o impacto nos Estados Unidos como conseguiu no Reino Unido, mas quando a canção foi relançada em 3 de janeiro de 1964 (com "From Me to You" no lado B) ela atingiu o terceiro lugar. Os Beatles já tinham feito um pouco de sucesso com a canção "Love me do", mas fora a cidade natal deles, Liverpool, e a cidade onde tocaram por uma temporada, Hamburgo, eles ainda eram praticamente desconhecidos do público. Parte do problema foi que o grupo tinha compromisso para fazer alguns shows em Hamburgo e não puderam promover a canção recém lançada pelo Reino Unido. Mesmo assim, o produtor George Martin sentiu que os Beatles eram promissores e começou a trabalhar em um novo single. "Please Please Me" era originalmente mais lenta e tinha poucas chances de se tornar o sucesso que a banda procurava. Martin disse: "Eu pensava que nós deveríamos lançar um single com How Do You Do It" - uma composição de Mitch Murray que George Martin tinha insistido para que os Beatles gravassem com uma possibilidade alternativa para o single lançado "Love Me Do". O grupo insistia que estava somente interessado em escrever suas próprias canções. John Lennon inspirou-se em Roy Orbison para escrever a canção. Ele disse: "Eu me lembro do dia que escrevi a canção, eu ouvi Roy Orbison fazendo "Only The Lonely" na rádio. Eu também estava intrigado com as palavras de Bing Crosby em uma canção "Please lend a little ear to my pleas". O duplo sentido para a palavra "please". Por isso a minha canção era uma combinação de Roy Orbison com Bing Crosby". Por sugestão de George Martin os Beatles consideraram mudar a canção, inclusive acelerando-a em seu tempo. Quando eles voltaram para um sessão no estúdio em 26 de novembro de 1962, o arranjo da canção tinha sido radicalmente alterado. Agora ela era mais rápida e os Beatles usaram 18 takes para gravá-la. A harmônica que Lennon usou para iniciar a canção era similar a outras composições da fase inicial dos Beatles como em "Love Me Do" e "From Me to You". Paul McCartney e John Lennon inicialmente dividem os vocais com McCartney cantando a nota mais alta enquanto Lennon diminui a escala, um truque que eles aprenderam com a canção que era sucesso no Reino Unido dos Everly Brothers, "Cathy's Clown" (abril de 1960). Há três diferentes mixes para a canção, duas em mono e uma em estéreo. A mono mix aparece no single e não é a mesma do álbum Please Please Me, que tem uma eco extra. O estéreo mix foi retirado dos takes 16, 17 e 18. Agora, a gente confer "Please Please Me em dois momentos: primeiro com os Beatles e depois uma sensacional e matadora versão de Paul McCartney e sua banda fantástica. Como eu amo meu trabalho!

2 comentários:

João Carlos disse...

Totalmente na titela!

Valdir Junior disse...

Arrebatadora !!!
Não tem como não se emocionar com ela !!!