sábado, 2 de novembro de 2013

THE BEATLES – I WANT TO HOLD YOUR HAND - RS

Esse texto que a gente confere agora, e também o de “She Loves You” logo depois, foram publicados pela revista Rolling Stone em sua edição “THE BEATLES – AS 100 MELHORES CANÇÕES”.
Quando a alegre e sofisticada barulheira de "I Want to Hold Your Hand" explodiu pela primeira vez no rádio, os Estados Unidos ainda estavam sob o golpe do assassinato do presiden¬te John F. Kennedy, em novembro de 1963. Os Beatles haviam atravessado o Atlântico antes, mas nenhum grupo de rock and roll britânico havia provocado impacto em território norte-americano. Os Beatles e o empresário Brian Epstein estavam determinados a quebrar essa regra, pro¬metendo que não iriam ao país enquanto não chegassem ao número um. "I Want to Hold Your Hand" mudou tudo. "Por sorte, não sabíamos o que os Estados Unidos eram - só co¬nhecíamos a versão de nossos sonhos - caso contrário teríamos ficado intimidados demais" contou Paul McCartney à Rolling Stone em 1987. O single foi o primeiro contato da maioria dos norte-americanos com as composições de Lennon e McCartney, que escreveram a música sentados lado a lado, ao piano na casa dos pais da namorada de McCartney, Jane Asher. "Lembro-me de quando chegamos ao acorde que fez a música", disse John Lennon mais tarde. "Nós tínhamos: 'Oh, you-u-u/Got that something' ['OA, você-e-e/Tinha este al¬go'], e Paul faz um acorde, e eu viro e digo: 'É isso! Faz de no¬vo!' Naquela época nós realmente costumávamos compor assim - tocando lado a lado."
A faixa "foi o ápice da Fase Um do desenvolvimento dos Beatles", disse o produtor George Martin. "Quando eles começaram, nos tempos de 'Love Me Do', não eram bons com¬positores. Eles roubavam sem vergonha alguma de gravações já existentes. Só quando sentiram o gosto da coisa é que perceberam que eram capazes de compor, e isto os colocou no caminho para escrever músicas melhores." A energia relampejante avança pelos alto-falantes com um ritmo tão intrincado que muitas bandas que fizeram cover da música não conse¬guiram decifrá-lo. As vozes de Lennon e McCartney alternam entre uníssono e harmonia constantemente. Com os pedidos de pré-venda na casa dos milhões de cópias, "I Want to Hold Your Hand" foi lançada no Reino Unido no fim de novembro e imediatamente to¬mou o lugar de "She Loves You", também do grupo, no topo das paradas. Depois que uma adolescente em Washington, D.C., persuadiu um DJ local a procurar e importar o single, a canção rapidamen¬te se tornou sucesso nas poucas rádios americanas capazes de conseguir uma cópia. Lançada às pressas nos Estados Unidos um dia depois do Natal, a música chegou ao número um em primeiro de fevereiro de 1964. Tendo alcançado seu objetivo, os Beatles se apresentaram no The Ed Sullivan Show em 9 de feverei¬ro, atraindo 70 milhões de telespectado¬res, a maior audiência da história da TV na época. "Era como uma represa estou¬rando", disse Martin.
Os adolescentes não eram os únicos pegos pela Beatlemania. Alguns dos maiores artistas dos Estados Unidos caíram sob a magia do grupo. O poeta Allen Ginsberg pulou para dançar na primeira vez em que ouviu "I Want to Hold Your Hand". O compositor Leonard Bernstein exaltou a aparição dos britânicos no Sullivan. "Me apaixonei pela música dos Beatles - a batida inescapável, o jorro de invenção musical como o de Schubert e a frieza do Foda-se dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse", disse. Bob Dylan viu o futuro. "Eles estavam fazendo coisas que ninguém mais fazia", disse Dylan em 1971- "Seus acordes eram extraordinários. Era óbvio para mim que eles tinham poder de longevidade. Eu sabia que eles estavam apontando a direção para onde a música tinha que seguir. Na minha cabeça, os Beatles eram isso."

4 comentários:

Unknown disse...

Edu,tenho a revista,ela destaca várias letras dos Beatles com destaque para detalhes do que aconteceu na época das gravações ,muito boa a revista.

Unknown disse...

Edu,tenho a revista,ela destaca várias letras dos Beatles com destaque para detalhes do que aconteceu na época das gravações ,muito boa a revista.

João Carlos disse...

Brilhante! Gol de letra!

Valdir Junior disse...

Espero ainda ver e ouvir o Paul tocando essa ao vivo !!!!
Seria de arrasar o quarteirão !!!!