quarta-feira, 13 de novembro de 2013

DISCOS QUE + AMAMOS - II - WITH THE BEATLES

Os Beatles tiveram cinco anos para se preparar para o primeiro álbum e cinco meses para se preparar para o segundo. Depois de anos se reunindo na casa de Paul, com muito tempo livre, eles agora eram forçados a escrever em quartos de hotel, ônibus de turnê e camarins — onde quer que tivessem um momento de sossego. Essas pressões fazem com que a fonte de alguns compositores seque, mas ela provou ser um estímulo positivo para John e Paul, que, com o passar do tempo, desenvolveram a habilidade de escrever, quando quisessem, sucessos que chegavam ao número 1. Os dois pareciam ter uma sensibilidade natural para descobrir o que seu público queria ouvir. Por entenderem que era importante que cada garota da plateia sentisse que cantavam exclusivamente para ela, muitas das canções tinham "you" no título - "From Me To You", "Thank You Girl"e "I'll Get You". No entanto, se no começo da carreira eles podiam escrever para um público pequeno, que conheciam pessoalmente, com o sucesso tudo mudou. De repente, a polícia tinha de criar formas mirabolantes de transportá-los com segurança, e eles se tornavam famosos em países que nunca tinham visitado. Ainda assim, no auge da beatlemania, muitas vezes sendo perseguidos por hordas de fãs histéricos, eles ainda conseguiam fluxo constante de singles de sucesso. "I Want To Hold Your Hand", por exemplo, foi escrita para o mercado americano e os impulsionou ao topo da parada da Billboard, fazendo deles os primeiros artistas britânicos a conquistar os EUA. De fato, as viagens internacionais constantes e a mudança para Londres colaboraram para as composições porque expuseram os Beatles a um número muito maior de influências. Todo mundo que eles conheciam parecia querer mostrar algo novo. Através do seu relacionamento com a atriz Jane Asher, Paul estava se familiarizando com musicais, com o teatro e a música clássica. Enquanto isso, John estava enfurnado em seu apar¬tamento em Kensington ouvindo discos importados de grupos negros americanos, como The Miracles,The Shirelles eThe Marvelettes. “With The Beatles”, o segundo álbum da banda, foi uma gravação muito mais pensada que o primeiro, com sessões espalhadas em um período de três meses. Ele chegou ao número 1 na Inglaterra pouco depois de seu lançamento, em novembro de 1963, e se tornou o primeiro álbum pop a vender mais de um milhão de cópias. Uma versão de With The Beatles, intitulada MeetThe Beatles, foi lançada nos EUA em janeiro de 1964 e também chegou ao número 1.

Com mais dinheiro, George Martin se deu ao luxo de reservar os estúdios de Abbey Road de julho a outubro de 1963, período em que o segundo disco dos Beatles foi gravado. A idéia era seguir a mesma linha de Please Please me. Metade das faixas era composta de covers, a outra metade, originais dos Beatles. Só que agora, em vez do Brill Building, a inspiração veio da Motown. As canções de Lennon & McCartney também eram mais bem acabadas e menos derivativas, trazendo um inconfundível toque pessoal. All I've Got to do, It Won’t Be Long e Not a Second Time, todas de Lennon, eram persistentes e incisivas. Little Child era uma brincadeira R&B de John e Paul, com a gaita de Lennon fazendo a diferença. Já McCartney reciclou Hold Me Tight (rejeitada de Please Please Me) e também criou All My Loving, canção cuja melodia podia agradar pessoas de 8 a 80. George Harrison timidamente saia do casulo e apareceu com sua primeira música em um álbum dos Beatles, chamada Don’t Bother Me. John e Paul escreveram I Wanna Be Your Man especialmente para os Rolling Stones. Quando chegou a vez dos Beatles registrarem a canção, Ringo Starr ficou com os vocais e cantou com energia e entusiasmo. Para não quebrar a regra, havia um cover de um grupo de garotas Devil In Her Heart, do The Donays e uma regravação de um clássico de Chuck Berry, Roll Over Beethoven. E Paul novamente veio com uma canção oriunda do teatro musical. Desta vez era Till There Was You, de Meredith Wilson, da peça The Music Man. Os covers da Motown são bem acima da media, incluindo You Really Got Hold On Me de Smokey Robinson & The Miracles, Please Mr. Postman (The Marvelettes) e Money (That’s What I Want) de Barret Strong. Aqui, Lennon repetiu a dose de Please Please Me e simplesmente tornou sua uma canção que antes era identificada com outro artista. A capa do álbum foi obra de Rober Freeman. A foto dos Beatles, clicados como se fossem meia-lua, também se tornou clássica.

Um comentário:

Valdir Junior disse...

Já ouvi dizer por aí que o "With The Beatles" não é tão bom quanto o "Please Please Me ", mas na minha opinião é o mais Rock and Roll dos 4 primeiros discos dos Beatles !!!