terça-feira, 5 de novembro de 2013

CONVIDADOS ESPECIAIS - THE WHO - MY GENERATION


“My Generation” é o álbum de estreia do The Who. Foi lançado no dia 5 de novembro de 1965 e nos EUA saiu com o título “The Who Sings My Generation”, com uma capa alternativa e algumas canções diferentes. Foi gravado assim que o Who conseguiu emplacar seus compactos nas paradas de sucesso, sendo posteriormente rejeitado pelo grupo como uma espécie de trabalho corrido que não representa a banda como ela era na época. Por outro lado, a crítica especializada frequentemente coloca este como um dos melhores álbuns de rock dos anos 60. A faixa título entrou para o Hall da Fama do Grammy Award em 1999.

O álbum foi feito durante o período “Maximum R&B” do Who, e apresenta várias versões de sucessos do rhythm and blues, além de algumas faixas compostas pelo guitarrista Pete Townshend. No primeiro lançamento nos EUA a faixa "Circles" foi nomeada errado, como "Instant Party", e em lançamentos posteriores classificada como "Instant Party (Circles)" ("Instant Party" na verdade é uma canção totalmente diferente). "I’m A Man" foi eliminada da versão americana por trazer conteúdo sexual; "The Kids Are Alright" seria também cortada, mas apenas na parte instrumental perto do fim da música, escondendo um pouco da criatividade musical caótica que era uma das singularidades do Who. O lançamento norte-americano também substituiu o retrato da capa original com a banda com o Big Ben ao fundo por uma imagem da banda vista de cima, com alguns tambores de líquido por trás deles. “My Generation”, foi gravada pelo The Who em Londres, nas dependências do Pye Studios.

Após dois takes gravados normalmente, o empresário Kit Lambert teve a genial ideia de sugerir ao vocalista Roger Daltrey que fizesse os vocais simulando uma gagueira, como referência ao estado dos jovens britânicos sob efeito de speed (a BBC se recusou a tocar a canção, temendo ofender as pessoas gagas de verdade). Uma das passagens mais marcantes da música é, sem dúvida, o solo de John Entwistle – que escolheu o modelo Fender Jazz Bass para a ocasião. O instrumento , que ainda era novidade no mercado, acabou entrando definitivamente para a história do rock, até então com poucos momentos com solo de contra-baixo. Embora seja o maior sucesso do grupo nas paradas europeias, a canção nunca passou do Top 40 estadunidense. Curiosamente, a controversa frase “I hope I die before I get old” foi escrita pelo baterista Keith Moon, e não por Pete Townshend (compositor da música). “My Generation” consta na 11ª posição das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. Já entre os 100 grandes clássicos do rock and roll da VH1, a canção surge no 13º lugar.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

ADORO "My Generation " !!!!
Energética demais !!!
Baixo,Bateria e Guitarra são uma só massa sonora aqui !!!

P.S: saíu aqui no Brasil a biografia do Pete Townshend pela Globo livros !!! Vale a pena dar uma lida nela !!

Murilo Pedreira disse...

“I hope I die before I get old” foi Keith?!?

João Carlos disse...

The Who é fundamental!