sábado, 19 de outubro de 2013

NEW - O SENSACIONAL NOVO ÁLBUM DE PAUL McCARTNEY

 
Desde de quando, em meados de abril ou maio, foi anunciado que o “novo” lançamento de Paul McCartney seria em outubro, como muitos fãs, tentei não criar expectativas. Mas certas coisas não têm como. Criei todas as expectativas do mundo e tinha certeza que não me decepcionaria. Ok, “Chaos And Creation” (2005) é legal, mas um disco difícil e triste. O seguinte “Memory Almost Full” foi massacrado pela crítica, como há vários anos não acontecia com McCartney, e mesmo os mais fiéis dos fãs torceram o nariz. No início de 2012, saiu o tal de “Kisses On The Bottom” que também não disse a que veio. Mas eu sabia (tinha certeza!) que o próximo seria um disco matador e mostraria ao mundo pop de novo, quem é o mais verdadeiro e autêntico “the Boss”.
Como sugere o título do álbum, Paul McCartney mostra um fôlego renovado nesse novo trabalho. Aos 71 anos, o velho Macca acertou em cheio quando se cercou de jovens produtores na gravação das novas músicas. Mark Ronson, conhecido por ter sido um os responsáveis pelo sucesso de Amy Winehouse, produz duas canções nesse novo trabalho, incluindo a faixa-título. O elenco de luxo conta ainda com Paul Epworth, que trabalha com Adele. Apesar do esforço em garimpar novas influências, Sir Paul McCartney não renega o seu passado. Muito pelo contrário. Em várias faixas, os arranjos remetem à sonoridade de uM quarteto de Liverpool. Giles Martin, filho do histórico produtor dos Beatles George Martin, também aparece entre os colaboradores do disco que chega hoje às lojas. "Fizemos algo realmente diferente com cada produtor. Passamos bons momentos de maneiras diferentes", disse McCartney para justificar ter escolhido profissionais de estilos tão diferentes.
Para os críticos, o resultado não decepciona e é surpreendente para quem ouve o álbum pela primeira vez. Nunca se sabe qual o estilo da próxima música. Essa impressão de estar ouvindo uma playlist aleatória é proposital. Nesse trabalho, o músico quis se divertir no estúdio e passar essa alegria para seus fãs. “Adoro ouvir música no carro. Você fica envolvido pelo som ao redor. Isso é maravilhoso”. Antenado com novas mídias, como as redes sociais, McCartney anunciou pelo twitter na semana passada um show surpresa em Times Square em Nova York. Na hora do almoço na quinta-feira passada, o ex-Beatle tocou quatro músicas do seu novo álbum. Na mesma semana, Paul McCartney já havia tocado para alunos de uma escola em Nova York.
Para nós, fãs tupinicas que nunca vamos conseguir entender certas coisas, “New” apareceu em duas versões. O CDzinho normalzinho, da capa mais vermelha, com 12 músicas e a edição de luxo com duas a mais. Pessoalmente, acho isso uma sacanagem. Também estará disponível em vinil. No seu site, Paul ensina como abrir o CD sem danificar a capa e a carta que ele escreveu sobre o novo trabalho. O próximo show de McCartney acontece em Osaka, no Japão, no próximo dia 12 de novembro. 
Gravado com a colaboração de quatro produtores - Giles Martin (filho de George Martin, produtor dos Beatles), Ethan Johns (filho de Glyn Johns, engenheiro de som que trabalhou com Paul nos Beatles e Wings), Mark Ronson (que gravou com Amy Winehouse) e Paul Epworth (responsável pelo estrondoso sucesso do álbum "21", de Adele) -, "New" mostra um McCartney bem diferente do que lançou "Kisses on the bottom". No novo trabalho, Macca está muito mais "moderno", embora tenha preferido usar apenas instrumentos vintage na gravação das canções, num clima que lembra bastante o seu projeto "The fireman", que rendeu o ótimo "Electric arguments" (2008). "Eu queria ver como era trabalhar com cada um desses produtores. Quando vi o que eles fazem, eu achei interessante, por razões diferentes. Paul Epworth, o primeiro com quem trabalhei, gosta muito de experimentar. Ele tem uma ideia e diz para você: "Por que não tentamos algo assim (imita o som de uma bateria)?". Então, fui para o piano, toquei algo parecido com o que ele sugeriu, e isso acabou se transformando na faixa de abertura do álbum ("Save us"). Esse é o método dele", contou Paul. "Já quando trabalhei com Mark Ronson, foi diferente. Ele pegou minhas canções e tentou fazer com que soassem da melhor maneira possível, o que é um método totalmente diferente de trabalho em relação ao Epworth, sem tanta improvisação. Ethan Johns é muito orgânico. Eu disse: "Tenho essa canção chamada ´Hosanna´, cantei para ele, e fomos juntos para o estúdio. Quando terminou, perguntei se estava tudo ok, se os vocais estavam bons. E ele disse: ´Perfeito!´. Era basicamente um take ao vivo. Giles já é interessante por outros motivos. Ele gosta de pegar uma canção, trabalhar nela, algo no estilo do que o pai dele fazia. É como um novo George Martin!". Na canção que dá nome ao disco, Paul diz que "podemos ser o que quisermos, podemos fazer o que escolhermos". Mas Paul McCartney pode fazer o que quiser? "Sim. Normalmente, as pessoas dizem que você não pode fazer isso ou aquilo por ser famoso, mas eu consigo", diz. "Vou ao cinema, como qualquer um. Adoro ver um filme novo. Eu sei que algumas pessoas que são tão famosas quanto eu não podem fazer isso, mas eu adoro ir ao cinema ou fazer compras, ir até a academia. As pessoas não me importunam. E, por outro lado, artisticamente eu tenho muita liberdade. O que é uma sorte. Então, a resposta é sim". Mas, se Paul tenta levar uma vida normal, alguns aspectos da fama ainda o incomodam. E, como detentor de uma história musical riquíssima, ele ainda se preocupa em dar a sua versão dos fatos. Na balada "Early days", por exemplo, ele deixa claro que fica incomodado quando as pessoas tomam por verdade histórias que não aconteceram. "A canção é na maior parte feita de lembranças sobre John (Lennon) e eu. Sou eu me lembrando do nosso início, andando pelas ruas de Liverpool com violões nos ombros. E a canção diz "You can´t take it away from me" (você não pode tirar isso de mim). São minhas lembranças. Alguns jovens jornalistas às vezes dizem: ´Isso foi assim´, e eu respondo: ´Não, você não estava lá´. Há momentos em que isso se torna um problema, porque as pessoas distorcem a realidade", afirma. "Para mim, por exemplo, na época dos Beatles ou Wings, eu trabalhava com um grupo de pessoas, e nós éramos iguais. Não importava quem tinha feito algo ou de quem foi tal ideia. Às vezes, a gente nem lembra quem fez o quê. Isso não importa. Mas, quando chega ao estágio de fazer uma análise, e escritores precisam fazer isso, senão provavelmente não teriam sobre o que escrever, isso se complica. Por exemplo, em um dos livros que eu li dizia: ´Paul fez essa canção em resposta a John na canção tal´. E eu pensei: ´Eu não fiz! Apenas escrevi. Não tem nada a ver com John ou outra pessoa´. É disso que falo, às vezes a realidade é distorcida". Outra grande e importante revelação é a de que o sempre sorridente e otimista Paul McCartney também sabe usar a tristeza como combustível para sua inspiração: "É bom ficar triste. Seria estúpido viver somente rindo. Quando você compõe, tristeza é sempre um bom elemento, mas também é bom poder rir e fazer piada sobre esses momentos. Às vezes, é preciso transformar dor em risada. Uma das coisas boas sobre os Beatles, Wings e sobre a minha banda atual é que nós rimos muito. Nós estamos rindo o tempo todo, mesmo quando passamos por algum momento difícil. Nem sempre as coisas são fáceis. É a condição humana". "New" chega como um apanhado de tudo o que Paul já fez em sua carreira, já que é difícil ser totalmente novo para quem já gravou tantas coisas em tantos estilos. Em determinado momento, o músico - que, pela primeira vez, ontem, respondeu a perguntas de fãs via Twitter - parece ainda muito preocupado com o futuro e com o que ainda tem para produzir, e não apenas com o passado glorioso: "Uso o passado e as emoções que senti frequentemente na minha música, mas não acho que seja o único. Acho que muita gente faz isso, e é bom. É claro que há canções das quais acabo me esquecendo, e aí fica perigoso a gente acabar se repetindo. Nessas horas, o jeito é confiar nos amigos e perguntar se algo lhes soa familiar. De vez em quando, um se vira para você e diz: ´Adorei isso, mas você já usou na canção tal...´. Não tem como ser diferente". Mas o passado não é o único alvo de Paul, assim como a aposentadoria não faz parte de seus planos. Com uma agenda que ainda inclui mais entrevistas, festas de audição das 12 faixas do disco e uma apresentação em um novo programa da BBC, o que esperar de Paul McCartney no futuro? "Mais música! Eu tinha mais canções do que precisava para este álbum, e quando tiver tempo para revisitar algumas dessas músicas que eu não gravei, vamos ter uma outra safra de novas canções", prevê Paul, que deixa claro que está longe de dizer adeus aos palcos ou às gravações.
Agora é que vem o bom mesmo! O "NEW" todinho, com as 14 músicas da edição de luxo. Absolutamente imperdível! Bonfim de semana para todos vocês, Beatle People!

15 comentários:

Lidiane Pessoa disse...

NEW!!!!!!!!!!!!!!!!! Aguardando ansiosa a chegada por aqui!!!!!!!! vi edições e mais edições Edu, umas cheias de foto, uma que vem um dvd... isso confere?

Lidiane Pessoa disse...

PS: Isso aqui tá um absurdo de falta de comentário! postagens maravilhosas com 1 ou 2 comentários apenas! QUE ISSO!!!

Lidiane Pessoa disse...

Estava com saudade do Baú! essa semana estou de volta e vou ver direitinho o que o senhor andou postando Sr. Edu! e comento viu?

Luis Felipe Jorge disse...

Muito bom, quando se tem talento nunca se esquece neh? Macca eh foda

Edu disse...

"Não tem postagens novas porque não tem comentários" ou "Não tem comentários porque não tem postagens novas"? A primeira! Welcome back baby!

Unknown disse...

É verdade Edu,como disse á colega Lidiane Pessoa muita gente que já comentou aqui não tem vindo, um absurdo,mas vamos sequindo,o novo cd de Paul realmente está muito bom é como eu disse, ele sempre se renova,agora vem shows por ae grande Pau!!!

Edu disse...

"NEW" é fantástico! Não tem como parar de ouvir. Não ha dinheiro no mundo que pague um prazer como esse!

Valdir Junior disse...

POST PERFEITO !!!!
Adorei, está completíssimo esse post !
Realmente o "New" é um excelente disco do Paul ,tudo nele soa "novo","Com Frescor" !!!!
Vai entrar para lista com um dos melhores de toda carreira do Paul !!
Mas apesar disso tem duas faixas alí meio fraquinhas ( Hosanna e Road ) !!

Edu , aqui mo Brasil , a edição que vai sair e a 'Deluxe! com 14 faixas ( mais uma escomdida ), parece que vai ser com a capa da edção simples ( ??!! )aqui está o link da livraria saraiva para a pré-venda do CD : http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=5582153&csParam=%7B%22feature%22%3A%22viewpersonalized%22%2C%22source%22%3A%22Home%20Principal%22%2C%22recType%22%3A%22viewpersonalized%22%7D

P.S : Fiz uma resenha do "New" para o Galeria Musical : http://galeriamusical.com.br/resenhas.php?url=656-new-paul-mccartney

Quem quiser conferir e comentar .

Edu disse...

Só não concordo com Hosanna e Road. Depois que a gente se acostuma, fica fácil.

Márcio disse...

Não vejo a hora de por as mãos na minha "bolacha". Vou comprar em vinil.

Abraços Edu

João Carlos disse...

O post está sensacional e até nos invaidece por fazer parte da confraria. Quanto ao NEW, no atacado é show de bola.Mas ainda não tenho um juízo sobre se tal música é mais fraca etc. Só depois de ouvir mais.

Pedro RBC disse...

Oi Edu
finalmente ouvi o New, graças ao link do youtube que você postou.
Ainda pretendo ouvir mais para ter um juízo de valor, mas de cara percebe-se um Paul renovado, vibrante como há muito não se ouvia.
Gostando ou não das músicas, há que se reconhecer a coragem em experimentar o novo, sem repetir fórmulas do passado.
Obrigado pelo link!

Pedro RBC disse...

É impressão minha ou a música "New" está mais acelerada nesse vídeo do disco completo?


Paulo St. Lennon disse...

É. Parece que o Baú do Edu está encerrado. Mandou bem! Logo agora que estava começando a me acostumar. Também tenho um blog -
vivajohnlennon.blogspot.com

universo Beatlemaniaco disse...

NOSSA CARA MUITO BOM , QUERO MUITO COMPRA KKKKKK