quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PAUL McCARTNEY VAI (parece) RECUPERAR AS CANÇÕES DOS BEATLES!

I read the News today, oh boy...Esta notícia que li hoje, é boa! Boa, não, bótima!!!
Paul McCartney nunca engoliu o fato de Michael Jackson ter comprado os direitos sobre as canções dos Beatles. Agora, depois de 30 anos, está pronto para tomar tudo de volta. Segundo o jornal britânico "Daily Mail", Paul McCartney, de 71 anos, ficou furioso quando Michael Jackson comprou os direitos sobre o catálogo da Associated Television Corporation (ATV), em 1985, que incluiam as gravações da famosa banda de Liverpool. O "Rei do Pop" pagou, na época, 47,5 milhões de dólares pelo catálogo dos Beatles, incluindo os famosos "Yesterday" e "Let it Be". Uma lei sobre direitos de autor de 1976 impedia Paul McCartney de reclamar a Jackson os direitos sobre as canções durante mais de cinco anos o que, de acordo com o jornal, deixou Paul incomodado durante décadas. Para o ex-Beatle, mais do que um negócio, os direitos dos temas da banda eram uma questão pessoal e agora, vai poder finalmente recuperá-los. Há alguns anos, Paul McCartney já tinha lamentado o fato de ter de pagar direitos a Michael Jackson sempre que queria tocar uma canção dos Beatles. "A coisa mais estranha é ter de pagar para tocar algumas das minhas canções", disse na altura. Com uma fortuna estimada em cerca de 680 milhões de libras, Paul McCartney vai avançar agora para a recuperação dos direitos das canções da banda. Não se sabe quanto vale hoje o catálogo dos Beatles, embora a Sony tenha pago em 2005 cerca de 95 milhões de dólares por 50% dos direitos a Michael Jackson.

10 comentários:

Valdir Junior disse...

Vamos ver se dessa vez vai !!!!!

silverbeatle disse...

Michael Jackson não comprou as músicas dos Beatles, comprou a editora que administra essas músicas. Os direitos autorais sempre foram pagos à Lennon e McCartney normalmente.

Edu disse...

Oi, SilverBeatle: Nunca compreendi e acho que nunca entenderei, de fato, o que houve nessa coisa que houve de M.J. ter comprado as nossas musicas nem como nunca vou entender como funciona a legislação sobre direitos autorais... Além do mais, não há quem me explique o bê-a-bá que eu quero saber. Esse assunto já apareceu por aqui várias vezes. Se puder nos esclarecer pormenores, nos mínimos detalhes, todos viveremos mais felizes! Abração! Edu do Baú

João Carlos disse...

Edu, a editora detém o controle administrativa das músicas e leva um percentual por venda delas. Eu vou gravar uma música dos Beatles.Preciso da autorização da editora.Depois disso, com as vendas eu pago os DAs.Descontado os impostos, grosso modo, Lennon ganha 45%,Paul 45% e a editora 10%.Não sei como é para shows.Sei que em rádio já é diferente porque o ECAD fica com parte.
PS: As de Harrison estão nesse pacote?

João Carlos disse...

No caso que Paul reclama. Ele recolhe um tanto para a editora.Esta devolve 45% prá ele e 45% prá John e fica com 10%.Mas ele tem de pagar a quantia X à editora mesmo que volte 45% pro próprio.

Unknown disse...

Acho muito absurdo essa lei sobre execução de musicas,voce compoe e depois de alguns anos tem que pagar para tocar á sua própia musica,tem toda razão Paul de ficar na bronca.

Lidiane Pessoa disse...

Muito complexo, muito numero, muita coisa chata... envolta numa coisa coisa tão legal que é a música deles...

Luis Felipe Jorge disse...

No Livro A Batalha Pela Alma dos Beatles, tem uma passagem boa sobre o tema, dizendo ainda que antes de MJ comprar, Paul propôs a Yoko uma sociedade para fazê-lo, ela enrolou, enrolou e acabou acontecendo isso.

Júlio disse...

É mesmo mito confusa esta questão. Mas o fato é que Paul sempre reclamou e eu acho que ele está coberto de razão.

Danielle disse...

Antes do MJ comprar a editora eles ofereceram tanto para o Paul como para a Yoko Ono por 20 milhões de dólares, e nenhum dos dois quis comprar, pq agora o Paul reclama que tem que pagar direitos autorais? Além do mais a SonyATV continuara ganhando 50% como editora, e o Paul 25%.