sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O PLANO COLLOR - CADÊ O MEU DINHEIRO???


Os planos Collor I e II direcionaram a política econômica durante os dois anos de governo do ex-presidente Fernando Collor, marcados na história principalmente pelo confisco da caderneta de poupanças – a mais drástica entre as tentativas de combate aos altos índices de inflação que vigoravam à época no país. Entre dezembro de 1989 e março de 1990, a inflação saiu de uma taxa em torno de 50% ao mês para a faixa de aproximadamente 100% ao mês.

Quando Collor assumiu, em março de 1990, a inflação brasileira estava perto de 2.000% ao ano. O novo governo anunciou então um pacote de medidas para atacar o problema em três frentes: reduzir a quantidade de dinheiro em circulação, controlar o déficit público e desindexar a economia. A medida mais controversa foi o “confisco” da poupança, que determinou que as quantias superiores a 50 mil cruzados novos depositadas em contas de poupança fossem bloqueadas e remetidas ao Banco Central. O raciocínio era simples: reduzir a quantidade de dinheiro disponível na economia, para que as pessoas não tivessem como comprar, controlando assim os preços. A moeda, que era o cruzado novo, voltou a se chamar cruzeiro.

Os cruzados novos retidos, contudo, continuaram a existir. O plano previa que eles ficariam presos por 18 meses e depois seriam devolvidos em 12 prestações, mas na moeda nova. O custo da medida, contudo, foi alto. Para a população, a coisa foi dura, como para uma pessoa que vendeu uma residência, colocou o dinheiro no banco, e nunca mais pôde comprar outra. A teoria do plano econômico foi desenvolvida pelo economista Antônio Kandir. O plano efetivamente implementado foi desenvolvido pelos economistas Zélia Cardoso de Mello, Antônio Kandir, Ibrahim Eris, Venilton Tadini, Luís Otávio da Motta Veiga, Eduardo Teixeira e João Maia.

O plano Collor, foi uma MERDA FEDERAL. Assim mesmo, com letras maiúsculas!

4 comentários:

Valdir Junior disse...

O Que eu não consigo entender, é como um pulha como esse , conseguiu ser eleito para novos cargos ( ????!!!! )
Mas engraçado ainda é saber que seus antigos detratores , são seus melhores amigos agora !!!!

João Carlos disse...

Oh céus! Ainda tenho ânsia de vômito!

Unknown disse...

O que um desgraçado como esse ainda faz na política, vê-se que o Brasileiro não tem mesmo memória.

Murilo Pedreira disse...

cultura e história. esse blog só fica melhor a cada dia...