domingo, 4 de agosto de 2013

LA BAMBA - ÊITA FILMEZINHO BOM!


La Bamba é um filme musical dirigido por Luis Valdez, do gênero drama biográfico, lançado em 1987. La Bamba é a cinebiografia do cantor Ritchie Valens que estourou nas paradas americanas no final dos anos 50 com as músicas "Donna", "La Bamba" e "Come On Let´s Go". Ritchie Valens teve a meteórica carreira interrompida no dia 3 de fevereiro de 1959 aos 17 anos, após um show no Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa, quando ele, Buddy Holly e Big Bopper, decidiram viajar em um pequeno avião que caiu no milharal de Albet Juhl, a poucas milhas do ponto de partida, após enfrentarem uma tempestade de neve. Ninguém sobreviveu ao acidente e aquele 3 de fevereiro ficou conhecido como "O dia que a música morreu".

Como em quase toda cinebiografia, o diretor Luis Valdes faz um apanhado geral da trajetória de Ritchie Valens desde os tempos em que ele e sua família viviam em San Fernando Valley - tirando o sustento trabalhando na colheita de algodão em uma fazenda da região -, a mudança para Pocoima, passando pela vida escolar onde conheceu sua namorada Donna Ludwig - a quem dedicou a balada “Donna” -, os primeiros passos como cantor em uma banda local chamada Silhouettes até atingir o estrelato e perder a vida tragicamente. Aliás, como se fosse uma espécie de premonição sobre o desfecho da história, o filme inicia com uma cena retratando um pesadelo que Ritchie Valens costumava ter com frequência, no qual via seu melhor amigo morrer após um avião cair na quadra de basquete onde brincavam com outras crianças. De fato Ritchie perdeu um amigo em um acidente parecido e só teria se salvado porque no mesmo dia estava no velório de seu avô.
A tarefa de interpretar Ritchie Valens ficou por conta de Lou Diamond Phillips, que mostrou muita desenvoltura e intimidade no papel principal, desempenhando com precisão movimentos corporais e feições usadas por Valens, embora físicamente, não fossem parecidos. Além de Diamond, destacam-se também Esai Morales fazendo o papel de Bob Valenzuela, o meio-irmão problemático de Richtie; Danielle von Zerneck, como Donna Ludwig e Rosanna DeSoto como Connie Valenzuela, mãe de Ritchie. DeSoto protagoniza a cena mais triste e arrepiante do filme no momento em que sua personagem ouve no rádio a notícia da morte de Ritchie Valens. O filme ainda conta com a participação especial de Brian Setzer – guitarrista e vocalista da banda Stray Cats -, interpretando Eddie Cochran,outro astro dos anos 50, cantando Summertime Blues durante o último show da vida de Valens.
Trata-se de um filme simples, com um elenco sem grandes estrelas, porém muito bem feito e conduzido por Luis Valdes. Apesar de ter um final triste e chocante, La bamba fascina seu espectador ao mostrar a intrigante trajetóiria de Ritchie Valens, um adolescente de 17 anos, que explodiu nos Estados Unidos com seu rock chicano e como um meteoro teve uma passagem rápida e brilhante tanto pela vida como pelo Rock 'n' Roll.

Nenhum comentário: