segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CONVIDADOS MAIS QUE ESPECIAIS - DAVE CLARK FIVE


The Dave Clark Five foi uma banda de pop rock britânica dos anos 60 e uma das poucas capazes de representar uma potencial ameaça ao sucesso comercial dos Beatles, o principal grupo da época.

Seu primeiro sucesso foi em janeiro de 1964, quando a música "Glad All Over" atinge o #1 nas paradas britânicas. O sucesso continuou com "Because", "Bits and Pieces", "Over and Over" .

Depois de um sucesso incrível alcançado depois de uma participação no filme Catch Us If You Can, de 1965 e um especial de TV de 1967, e dos sucessos com as músicas "Ninetten Days" e "You Got What It Takes" a banda começou seu declínio devido à recusa em abraçar a nova moda psicodélica que surgia. Todavia tentaram ao final da década seguir o gosto do público, como mostra a canção "Everybody Get Together", cujo vídeo é parecido com "All You Need is Love" dos Beatles. Embora tenham tido êxito com a música, o grupo já havia caído muito e não conseguiu sobreviver por muito tempo. Em 1970 eles se separaram. Depois do fim da banda Clark montou uma companhia de mídia, comprando os direitos do lendário programa pop dos anos 60 "Ready, Steady, Go!". Clark fez com que a série fosse reeditada para que cada episódio apresentasse uma performance da Dave Clark Five. Denis Payton, o saxofonista, morreu de cancro nas vésperas do Natal de 2006. E Mike Smith ficou paralítico após sofrer um acidente.

Incomum para um grupo dessa (ou de qualquer) época, o líder era o baterista Dave Clark, que tocava e cantava com sua bateria posicionada no centro, relegando os guitarristas e o teclado a um canto do palco. Considerado um dos maiores sucessos do grupo, a canção "Anyway You Want It" foi regravada pelos grupos Kiss (no álbum Alive II) e Ramones (no disco Greatest Hits Live).
 

3 comentários:

CÍCERO VENÂNCIO disse...

O estilo de Dave Clark tocar bateria se parece muito com o Ringo Starr.

Unknown disse...

É mesmo estranho de se ver, o baterista ficar á frente da banda,e ainda ser o lider,mais sim,era uma boa equipe.

João Carlos disse...

Baixei algumas músicas deles e gostei muito.Mas realmente num certo ponto ficaram datados!