quinta-feira, 4 de julho de 2013

THE BEATLES – O MELHOR DISCO DE TODOS OS TEMPOS


Os Beatles, com quatro menções, foi a banda que mais discos emplacou na lista - "Rubber Soul" (1965), "Abbey Road" (1969) e o "Álbum Branco" (1968) também foram lembrados - mas curiosamente "Sgt. Peppers..." (1967), que sempre marca presença em listas desse tipo, ficou de fora. Outra curiosidade da relação é a pouca repetição de nomes. Além dos Beatles, apenas os Rolling Stones (com três discos), Bob Dylan e Michael Jackson (com dois), aparecem mais de uma vez na lista. Isso abriu espaço para que artistas mais contemporâneos como Adele, Amy Winehouse, Beyoncé ou LCD Soundsystem também pudessem ter seus discos entre os "melhores já feitos". Dentre estes, o artista mais bem posicionado é Kanye West (ao lado), que tem seu "My Beautiful Dark Twisted Fantasy", de 2010, em oitavo lugar, à frente de clássicos do Nirvana, Beach Boys, David Bowie, Marvin Gaye e Stevie Wonder. Confira os 10 primeiros:

01 - The Beatles - "Revolver" (1966)
02 - Prince - "Purple Rain" (1984)
03 - The Rolling Stones - "Exile on Main Street" (1972)
04 - Michael Jackson - "Thriller" (1982)
05 - The Clash - "London Calling" (1979)
06 - Bob Dylan - "Blood on the Tracks" (1975)
07 - Aretha Franklin - "Lady Soul" (1968)
08 - Kanye West - "My Beautiful Dark Twisted Fantasy" (2010)
09 - The Beach Boys - "Pet Sounds" (1966)
10 - Nirvana - "Nevermind" (1991)
 
Em1966 foi lançado o 7º álbum dos Beatles - REVOLVER. Aquele foi um ano decisivo para eles em vários aspectos. Foi nesse ano que eles decidiram parar de excursionar, também não fizeram nenhum filme e deram-se tempo de fazer trabalhos paralelos. Nesse mesmo ano John Lennon teve seu primeiro encontro com Yoko Ono. Em 1966 também foi lançado apenas um disco original dos Beatles - "Revolver", este, que se não for chamado de divisor de águas, recebe o título de precursor de tudo que viria pela frente. Mas independentemente disso Revolver fala por si mesmo. É um disco brilhante. Pela primeira vez os Beatles conseguiram fazer um trabalho com mais folga (mas não muita).Revolver não só é um disco com ótimas canções, como também é o marco da reviravolta de Paul McCartney como compositor.
Com a falta de um script bom, os Beatles decidiram não rodar nenhum filme no início de 66. Com isso, desviaram o horário para as supostas filmagens para o estúdio de gravação. Tiveram mais tempo para experimentar, gravar... e ousar. As gravações ocorreram entre Abril e Junho daquele ano. Os Beatles ainda se encontravam no meio de uma excursão, mas era clara a insatisfação da banda em tocar ao vivo. Eles estavam piorando como músicos de palco, pois mal se ouviam. Eles e quem ia assistir aos shows! Apesar de todo vanguardismo de Revolver e devido ao trabalho e trucagens de estúdio, Os Beatles se tornaram incapazes de tocar alguma música desse novo disco ao vivo. O grupo só tocava músicas dos discos anteriores. Essa diferença fez a banda optar por não excursionar mais, e 2 semanas depois do lançamento de Revolver, os Beatles realizaram seu último show, em 29 de Agosto no Candelstick Park, San Francisco. Depois disso tirariam as tão desejadas férias (as primeiras desde 1962). John iria para a Espanha para filmar ' How I Won The War', Paul trabalharia na trilha sonora de 'The Family Way', George iria para a India aprender cítara, e Ringo... bom, Ringo iria acompanhar John.
Ao contrário do que se pensa, o título Revolver não tem nada a ver com arma. "Revolver" vem de revolver, como um disco. O título original deveria se chamar 'Abracadabra', mas foi descartado. A capa do disco assinada por Klaus Voorman, uma amigo antigo dos tempos de Hamburgo (que mais tarde tocaria baixo em vários discos de John, George e Ringo) e entrou no 1º lugar das paradas em 10 de Agosto, onde ficou por 7 semanas. Na falta de um 2º disco para ser lançado no natal, a EMI optou por uma coletânea, "A Collection of Beatles Oldies... But Goldies", sendo esta, a primeria coletânea oficial. Numa votação realizada em 1998 pela empresa Virgin, 'Revolver' foi eleito como melhor disco já lançado, e em 2001, o álbum repetiu esta façanha numa pesquisa do canal VH-1.

4 comentários:

Willians disse...

Você já viu essa lista toda? É uma piada. Os 10 primeiros lugares são dos Beatles, a partir do 11 vem os outros.

Valdir Junior disse...

Listas sempre são listas , mas acho que essa acertou em cheio em discos que permanecem relevantes mesmo que eles tenham mais de 20.30,40 anos de vida !!!
Acho que se tirarmos o Abbey Road de uma suposta lista de melhores discos dos Beatles com certeza o Revolver vai ser o mais representativo do que eles estavam fazendo em termos de musica e mostrando o que mais podia se esperar daquelas 4 cabeças !!

João Carlos disse...

Se você sortear os 10 melhores, aposto que vai dá diferente quantos sorteios vc fizer.É o caso destas listas.E é normal. REVOLVER,tudo bem (eu prefiro Abbey Road) mas sempre tem coisas inexplicáveis nestas listas.Nirvana ? Hip Hop...

Unknown disse...

Quando eu ouvi Revolver pela primeira vez,tive a certeza de estar diante de uma obra prima,com certeza se nota a mudança na sonoridade, e comportamentos,esse disco viria sim com certeza ser um divisor de aguas.