domingo, 28 de julho de 2013

THE BEATLES - MAD DAY OUT - UM DIA NA VIDA


O dia 28 de julho de 1968 (domingo) entrou para a história como “MAD DAY OUT”, um dia em que os Beatles saíram completamente da rotina (as gravações do álbum branco) para passarem o dia sendo fotografados por alguns fotógrafos comandados pelo experiente Don McCullin em em St Pancras Gardens, em Londres.
Precisavam fazer essas fotos porque sabiam que seu material de divulgação para o novo disco da Apple estavam velhas, e mostravam uma imagem “ultrapassada”. Várias dessas fotos foram usadas para a promoção de novos singles e o próximo álbum, o “Branco”.
Naquele dia, eles fizeram o que tinham de fazer: relaxaram, e aceitaram bem às sessões com tantos fotógrafos. Todos se comportaram bem e a imagem que passavam era a de que estavam felizes. Os Beatles escolheram Don McCullin (veterano de guerras) como fotógrafo oficial. Mas também havia mais outro grupo de fotógrafos: Tom Murray, Tony Bramwell, Ronald Fitzgibbon e Stephen Goldblatt.
Com seu estilo característico, McCullin usou cerca de 15 rolos de filme para registrar a banda da Old Street até a área de Limehouse, voltando até a casa de Paul no bairro St. John’s Wood. Embora a existência das fotos fosse conhecida por muitos, quase todas essas imagens permaneceram inéditas. Para a geração que viveu aqueles anos, elas despertam lembranças comoventes de uma antiga juventude. Para os mais jovens, apresentam o vislumbre da história concentrado em um único dia.
No dia 12 de novembro de 2010 foi lançado o livro “Mad Day Out”, repleto de fotografias dos Beatles naquele dia. Muitas delas inéditas! A edição é limitadíssima. Foram apenas cem cópias acondicionadas dentro de uma embalagem especial que imita uma caixa de bombons, produzida em cetim estampado. Os livros são numerados e assinados a mão pelo autor, o renomado fotógrafo e cineasta Stephen Goldblatt. “Mad Day Out” tem 110 páginas, e custa a bagatela de U$ 495. 

9 comentários:

Valdir Junior disse...

Minha pergunta O LIvro "Um Dia na Vida dos Beatles " , lançado aqui no Brasil corresponde a essa edição luxuosa ??!!!

Edu disse...

Deveria. Mas é bem reduzida... como sempre! Ô, terrinha boa!

Edu disse...

Essa foto do john "morto" com a mão de Ringo sobre sua testa e George com a cara mais cínica do mundo com os óculos dele, é impagável!!!

Edu disse...

Essa foto do john "morto" com a mão de Ringo sobre sua testa e George com a cara mais cínica do mundo com os óculos dele, é impagável!!!

Unknown disse...

Boas fotos,e eles estao bem tranquilos,muito bom.

João Carlos disse...

Fica a curiosidade.Eles se dedicaram a sessão de fotos e só umas poucas saíram. Por que?

Júlio disse...

Nos últimos anos da banda, 68, 69 e 70, a quantidade de fotos com os 4 juntos foi se tornando cada vez mais escassa. Por isso essa sessão é um registro tão importante.

henrique disse...

Gosto do visual deles nessa série de fotos, roupas exóticas.

Lidiane Pessoa disse...

tenho o livro lançado aqui e já vi a edição gringa, sem comparações...