sábado, 27 de julho de 2013

SGT. PEPPER'S - O PIOR FILME DE TODOS OS TEMPOS?


O empresário da música, produtor de discos e filmes, Robert Stigwood – hoje com 75 anos de idade – tem muito a ver com os Beatles. A história começa assim: nos anos 60, ainda jovem foi assistente de Brian Epstein (1934-1967). Nos anos 70, Stigwood tornou-se bem estabelecido como produtor de discos que se aventurava pelo cinema. Fez de um filme modesto e de temática social - uma explosão de bilheteria graças à trilha dos Bee Gees: “Embalos de Sábado à Noite” (1977). Filme e trilha arrecadaram milhões e milhões. Robert Stigwood foi além. Transformou um musical da Broadway em outro produto cultuado: “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”. (1978). E ousou. Os filmes ainda estavam em fase final de produção e ele teve uma idéia genial: transformar um ícone dos Beatles – o álbum “Sargent Pepper´s Lonely Heart Club Band” – em filme. Imaginou ganhar uma montanha de dinheiro, é claro. Stigwood chamou os Bee Gees, Peter Frampton, a banda Earth, Wind and Fire, Alice Cooper e até o Aerosmith. E ainda apareciam em pontinhas Etta James, Johnny Rivers (sim, ele mesmo), Wilson Pickett e Minnie Riperton.

Tudo parecia dar certo. Mesclou músicas também do álbum “Abbey Road”. A receita parecia ideal. Nesse meio tempo, o filme “Embalos de Sábado à Noite” explodiu nas bilheterias e a trilha dos Bee Gees mais ainda. A banda pressentiu que estava numa canoa furada. Mesmo baseado no álbum mais bem sucedido dos Beatles, o filme desandava visivelmente nas gravações. Para piorar, o produtor Stigwood quis tirar o foco de Peter Frampton, que fazia o papel principal de Billy Shears. E é claro passar os holofotes para os Bee Gees, que faziam o papel dos irmãos Henderson. Os Bee Gees recusaram. Queriam na verdade sair do filme. Mas o contrato obrigou-os a terminá-lo. Restou rezar para que o dano fosse o mínimo possivel, pois o sanduíche musical ficou realmente indigesto antes de o público consumí-lo. Realmente, o filme é tão ruim, que tem gente que nem se lembra que ele foi feito. O produtor, diretor e atores preferem esquecê-lo… E realmente, até mesmo o fracasso nas bilheterias do mundo parece esquecido.

Ninguém se lembra que aparecia no filme um então jovem ator novato chamado Steve Martin. Sim, o talentoso comediante. Mesmo alguém que viu o filme nem passa pela cabeça que George Harrison, Paul McCartney e Linda McCartney estão lá numa aparição relâmpago. Até Tina Turner aparece no filme. O resultado? Um dos piores filmes da história do cinema. E não se inclui nem mesmo entre aqueles de tão ruins que é bom de assistir para dar boas risadas. O filme “Sargent Pepper´s Lonely Heart Club Band” não tem nada a ver com o memorável álbum dos Beatles (a não ser as músicas).

O fracasso retumbante de “Sargent Pepper´s” no mundo fez com que Robert Stigwood deixasse meio de lado o genero musical-filme e produzisse aventura, drama de guerra. Ainda tentou “Grease 2″ e “Staying Alive – Embalos 2″, ambos de 1982 e continuações dos dois sucessos seus, mas sem obter a mesma explosão de bilheteria. Em 1995, Stigwood foi um dos produtores de “Evita”. Mas seu nome jamais foi associado a um sucesso. Hoje, ele está semi-aposentado. E deve dar graças ao fato de o público ter se esquecido do fracasso de “Sargent Pepper´s”, o filme. No entanto, com o passar dos anos, tornou-se "cult" e, hoje em dia é difícil encontrar uma cópia boa.

Apesar de todos os pesares, o filme tem momentos inesquecíveis como o (ainda) jovem Steven Tyler e seu Aerosmith arrasando na cover de "Come Together", dos Beatles. Ótimo sábado para todos!

11 comentários:

Unknown disse...

Edu,nao vi o filme mas ouvi mesmo dizer que era ruim, bem ele deve ter pensado que era só colocar musicas boas num filme e pronto,mas nao é assim que funciona,se até mesmo os Beatles fracassaram com Magical Mistey tour, filmes devem ter um bom roteiro eu creio.

Valdir Junior disse...

Não assisti e passo longe desse filme !!!

Anônimo disse...

Não assisti, e pelos comentários, deixarei pra amanhã! Os atores também não me atraem...

Unknown disse...

eu assisti, tem cenas meio bobas, mas nos momentos das musicas o filme e' muito bom.

Luis Felipe Jorge disse...

Sempre procurei esse filme pela internet mas nunca achei...depois do trailer, digamos que irei parar de procurar. Que coisa ruim. Li que Paul se ofereceu pra ser Billy Shears, mas não aceitaram. Quem bom

Willians disse...

Também não assisti mas na época os Bee Gees e Peter Frampton eram os maiores nomes da música internacional, pelo menos os que faziam mais sucesso e junto com músicas dos Beatles acharam que era o suficiente e pelo jeito não foi. Mas vou procurar esse filme para ver. valeu

Unknown disse...

Acreditem, nunca ouvi falar deste filme

Lidiane Pessoa disse...

adorei as informações Edu!!!! filme estranho já peguei mas nunca assisti rsrsrsrsrs

Leo disse...

Pior que 'Across the Universe' impossível! Aquele filme fede. É uma ofensa aos beatles! Péssimo roteiro, péssima direção, péssima continuidade. Dá vontade de vomitar no próprio colo ao ver aquilo! Um musicalzinho xinfrin...

Paulo Vieira disse...

Magical Mistey Tour entra fácil na lista dos piores filmes da história, sem roteiro, explorando cores, mas sendo exibido numa emissora que na época só transmitia em PB e com non-sense sem graça. É portanto pior que Sgt Peppers. Curioso como dois discos que revolucionaram a música geraram dois dos piores filmes da história.

Peterson de Souza disse...

Eu tenho o filme, e sinceramente, não o achei uma tremenda catástrofe. A história é meio sem pé nem cabeça, mas a trilha sonora se salva. Há momentos bons no filme em que Barry Gibb soca a cara do vilão Alice Cooper, a cena de Frampton e Bee Gees cantando "I Want You (She's So Heavy)". É ruim, mas acho exagero dizer que ele é um dos piores de todos os tempos. Eu já vi outros bem piores do que esse...