quarta-feira, 24 de julho de 2013

PAUL McCARTNEY X FILIPINAS 2 – A MISSÃO


Um elefante conhecido como Mali, mantido em condições precárias em um cativeiro no Zoológico de Manila, nas Filipinas, é o motivo das críticas feitas por Paul McCartney. No dia 19 de julho, o músico, com apoio do PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), escreveu uma carta ao presidente Aquino, pedindo que o elefante seja transferido para um santuário de elefantes na Tailândia.

Em entrevista via telefone, Joseph Estrada, Prefeito de Manila, a capital filipina, disse que McCartney não tem o direito de interferir na controvérsia em torno de Mali. "Estrangeiros não serão atendidos aqui. Ele (McCartney) não deve interferir em nossos problemas locais. Qual é a sua personalidade aqui? Nós não estamos interferindo em seus assuntos locais", disse o Prefeito.

A carta de Paul McCartney diz: "Estou escrevendo para juntar a minha voz aos muitos outros que apoiam a transferência de Mali, o elefante solitário mantido no Zoológico de Manila, para um santuário na Tailândia o mais rápido possível. Tenho grande respeito por governos que intervêm em nome dos animais, assim como o seu fez com a directiva de maio de 2012 ordenando que Mali fosse avaliado e considerado para a transferência". No entanto, de acordo com o PETA, as autoridades governamentais estão se negando a agilizar a transferência para o bem estar do elefante. O grupo também afirma que o santuário na Tailândia daria a Mali espaço pra circular, rios para se banhar, vegetação fresca para comer, além da companhia de muitos outros elefantes e o cuidado de especialistas 24 horas por dia. McCartney assistiu a um video que mostra como Mali tem sido tratado no zoológico e classicou as imagens como "de partir o coração". "Devem ser tomadas medidas para este elefante doente, e você tem a chave", McCartney escreveu a Aquino. "Com o golpe de uma caneta, você pode trazer um fim ao seu sofrimento, e eu o estimulo, com todo o meu coração, a ordenar que a alegria seja dada a Mali". O músico encerrou a carta com uma citação de Mahatma Gandhi " A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como seus animais são tratados". Mesmo com o apelo do PETA, de McCartney e de outros artistas, o Prefeito Joseph Estrada insistiu em criticar a posição do ex-beatle dizendo que Paul deveria mudar sua cidadania de britânico para filipino se quiser interferir em assuntos das Filipinas. "Isso é mandar um sinal errado e ele está nos dando uma má imagem", disse Estrada. "Se permitirmos sua sugestão de forçar, é como admitir que não podemos nem mesmo cuidar de um elefante. Nós (filipinos) somos competentes e capazes de cuidar de Mali", afirmou o Prefeito. Vale lembrar que não é a primeira vez que McCartney se desentende com as Filipinas. Em 1966, o país ficou marcado na história por sediar a pior experiência dos Beatles em turnês. Na ocasião, a banda não compareceu a um jantar oferecido pela Primeira-Dama Imelda Marcos, e os quatro rapazes de Liverpool quase foram linxados no aeroporto de Manila. Fonte do texto: http://www.thebeatles.com.br/

6 comentários:

Edu disse...

Paul McCartney deveria ser nomeado Presidente do Planeta! Bom senso é algo que nunca esses filipinos das putas terão!

João Carlos disse...

Pelo visto,e com perdão da má palavra, aquela bosta continua a mesma.Quem nasce prá cachorro morrelatindo!

Unknown disse...

Tambem acho Edu, se é uma sugestão boa que vai ajudar o animal,porquenão acata-la,é uma total falta de bom senso.

Valdir Junior disse...

O tempo passa , mas alguns lugares não mudam , infelizmente !!!

Unknown disse...

Problemas locais o cacete! Somos um mundo só e o pobre elefante sofre por um orgulho de um politicozinho desses..

Anônimo disse...

Seria legal a ideia de criar um monumento do Paul em cima do Mali nas Filipinas.