quarta-feira, 3 de julho de 2013

O EXEMPLO DE JOHN – Por ALEXANDRE HENRY


John Lennon foi um ser humano especial. Dono de um talento musical incrível, ele se destacou pelas suas letras e por seu comportamento rebelde e questionador que encontrou em Yoko Ono uma parceira ideal. Com ela, envolveu-se em diversos debates políticos, pregou o fim da guerra do Vietnã, clamou pelos direitos de minorias, lutou para poder continuar morando nos Estados Unidos e, claro, produziu muita música de qualidade. Em 1975, por volta dos 35 anos de idade, Lennon se cansou. Tinha tido um filho com sua primeira esposa, quando ainda fazia parte dos Beatles, e não conseguira acompanhar o crescimento dele. Assim, ao nascer seu segundo filho, agora com Yoko Ono, John decidiu que era hora de parar um pouco. Durante quase cinco anos, o artista britânico foi apenas o pai de Sean Lennon, até voltar à música em 1980 e, infelizmente, ser assassinado por um fã desequilibrado.
Acho que todo mundo precisa fazer de vez em quando o que o ex-vocalista dos Beatles fez: em meio a uma vida ativa, marcada pela luta por um mundo melhor, dar uma parada para olhar para a própria vida, distanciar-se um pouco das polêmicas, dedicar-se a atividades simples e prazerosas, como ver um filme, ouvir uma música, conversar com quem se ama. Nas guerras, é assim que acontece. Nenhum general é inconsequente a ponto de deixar que seus soldados fiquem no campo de batalha por anos a fio, sem uma substituição. Férias da guerra? Sim, é preciso. Ninguém pode dizer que John Lennon foi um sujeito apático, desmobilizado e resignado diante da realidade social. Ninguém pode dizer que ele não trabalhou muito na sua área, a música. O que ele fez ao se retirar das lutas por meia década foi mais uma mostra de sua genialidade, uma mensagem no sentido de que é preciso lutar pelo mundo a maior parte do tempo, mas, às vezes, é preciso parar e cuidar de si, dedicar-se aos pequenos detalhes que, ao final, compõem o que a gente chama de vida.
John Lennon é um ídolo para mim, embora eu reconheça que nem tudo o que ele fez seja um exemplo. Hoje, mais do que nunca, sinto uma vontade de fazer como ele, de fazer um retiro e me afastar um pouco das lutas, das polêmicas, das discussões sobre comportamento, cidadania, política, economia, futuro do país etc. Nunca tive medo de expor minhas opiniões e sempre preguei abertamente as ideias que defendo. Só que, nos últimos tempos, essa luta tomou um espaço muito grande na minha vida e eu sinto falta de parar um pouco, de me preocupar com coisas mais simples que, às vezes, são essenciais na vida pessoal. Estou certo de que muita gente sente essa mesma necessidade. Sim, às vezes, é preciso dar um tempo do campo de batalha.

Confira a postagem sobre a canção “Imagine”, clicando no link: http://obaudoedu.blogspot.com.br/2012/10/john-lennon-imagine.html
 

3 comentários:

João Carlos disse...

Simples,direto e,por isso mesmo,magnífico texto.Realista e verdadeiro!

Valdir Junior disse...

Bom texto !!
No momento estou em uma fase assim !!
Vendo o mundo girar e refletindo muito !!!

Unknown disse...

John,antes de mais nada,nascera já em meio á uma querra, o hospital que nascera foi bombardeado pelos nazistas,sua mãe morreu atropelada por um militar bêbado, seu pai o abandonou,e ele foi criado por sua tia,tudo isso com certeza influenciou em seu carater, e seu modo de agir,talvez sua conhecida rebeldia nao seria nada mais do que seus montros sendo posto para fora,grande compositor deu -nos o prazer de ouvir seus versos eternos.