segunda-feira, 3 de junho de 2013

THE BEATLES - GOT TO GET YOU INTO MY LIFE - 2013


Quando surgiu, em agosto de 1966, no álbum Revolver, poucos desconfiaram que "Got to Get You into My Life" não se tratava apenas de mais uma historinha de amor de um rapaz tentando colocar uma garota em sua vida. Somente tempos depois, soube-se que o "rapaz", o protagonista da canção era o próprio autor e que a "garota" era uma tal de Maria Joana - a danada da maconha.
"Got to Get You into My Life" foi lançada como single nos EUA somente em 1976 - uma década depois de seu lançamento inicial e seis anos depois da separação oficial do grupo para promover o álbum "Rock And Roll Music". Foi gravada em Abbey Road entre 7 de abril e 17 de Junho de 1966 e evoluiu consideravelmente entre a primeira tomada e a versão final lançada no álbum. Chegou ao # 7 na Billboard Hot 100. Também foi gravada por Cliff Bennett and The Rabel Rousers numa versão que chegou ao Top 10 nas paradas britânicas em 1966.
"Got to Get You into My Life" foi escrita por Paul, que queria copiar o som da Motown recém-desenvolvido pelo time de compositores-produtores Holland-Dozier-Holland, que trabalhavam para o grupo The Supremes. John Lennon acreditava que, ao mencionar "another kind of mind" na letra, Paul estivesse aludindo às suas experiências com drogas. Ele confirmou ser isso mesmo. Era um hino de louvor à maconha disfarçado de canção de amor. Não era de uma mulher que ele precisava todo dia, era de um baseado.
No livro livro "Paul McCartney: Many Years From Now", de Barry Miles, McCartney revelou que a canção era sobre a maconha. "Got To Get You Into My Life" foi uma que eu escrevi quando tinha sido previamente introduzido à erva... Então, é realmente uma música sobre isso, não é para uma pessoa. É realmente uma ode à maconha como alguém pode escrever uma ode ao chocolate ou um bom vinho tinto", explicou McCartneySobre a música, Thomas Ward da Allmusic disse: "McCartney sempre foi um grande vocalista, e este é talvez o melhor exemplo do seu potencial vocal em Revolver. Uma das preciosidades do álbum". Quando questionado sobre a canção em sua entrevista à Playboy em 1980, John Lennon disse: "É Paul novamente. Acho que foi uma de suas melhores canções, também".
Quem participou da gravação? Paul fez os vocais com a voz dobrada e o baixo; George Martin tocou o órgão. George Harrison – guitarra solo, Ringo – bateria e John Lennon, pandeiro (segundo o livro de Jeff Russel – Gravações Comentadas). O fundo de metais foi executado por Eddy Thornton, Ian Hammer e Les Conlon nos trompetes e Alan Brascomble e Peter Coe nos saxofones.
A superbanda Earth, Wind & Fire regravou "Got to Get You into My Life" para o álbum com a trilha Sonora do filme Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band em 1978. Também lançaram como single e apareceu no álbum The Best of Earth, Wind & Fire, vol. 1. Essa versão alcançou o número 1 na Hot Soul Singles e número 9 na parada de singles Hot 100 da Billboard. Ganhou um Grammy como Melhor Arranjo Vocal / Instrumental Acompanhado e também recebeu uma outra indicação como Melhor Performance Pop. "Got to Get You into My Life" também foi gravada por Johnny Hallyday, The Four Tops, Blood, Sweat & Tears, Diana Ross & The Supremes, Thelma Houston, Syesha Mercado, Courtney Murphy, Matt Corby, Daniel Johnston, Matthew Sweet and Susanna Hoffs, Ella Fitzgerald, The Jazz Detectives, Joe Pesci, The Baby Dolls, Chris Clark, Chicago, Ali Campbell, Koritni entre outros menos cotados.

4 comentários:

Valdir Junior disse...

Ainda hoje , eu estava ouvindo o " Anthology 2" e essa foi uma das que mais prestei atenção .Como eles conseguiam fazer uma musica progredir tanto de take ao outro até a versão final ????!!! Coisa de gênios !!!
Adoro a guitarra no final da musica , é um breve riff mas dá um peso ainda maior ao som dos metais !!!!

O PENICO DO CIÇO disse...

Ooh Eu disse que preciso de você
Todo santo dia de minha vida?
O que você fez da minha vida?
Acho que o velhinho ainda da uns pegas!

CÍCERO VENÂNCIO disse...

Ooh Então de repente eu a vejo
Ooh Eu disse que preciso de você
Todo santo dia de minha vida?
Não tenho duvidas o velhinho deve dar uns pegas até hoje!

João Carlos disse...

Texto completo.Não faltou nada! E a música é prá lá de excelente!