sexta-feira, 28 de junho de 2013

PAUL McCARTNEY - LIVERPOOL ORATORIO - 1991

Após flertar com arranjos clássicos em canções dos Beatles como Eleanor Rigby, For No One, e na composição da trilha sonora de The Family Way, Paul McCartney finalmente teve a chance de empenhar-se em um desafio envolvendo a composição de temas eruditos em grande escala. A gênese do "Oratório" começou em 1988, quando McCartney recebera um convite para a produção de um tema comemorativo aos 150 anos da The Royal Liverpool Phillarmonic Society.

Para a concretização dessa obra, Paul contou com a parceria do maestro e arranjador, Carl Davis, que também providenciou a concepção prática das partituras musicais. O tema principal do Liverpool Oratorio é baseado na biografia de Paul McCartney, e documenta diversas etapas-chave de sua vida, começando no período da Segunda Guerra Mundial, com seu nascimento, sua passagem pela escola, a morte de sua mãe, o casamento com Linda, a carreira musical com os Beatles, e outros acontecimentos posteriores. A estréia da obra aconteceu no dia 28 de junho de 1991, na catedral de Liverpool, sendo gravada e editada juntamente com a apresentação realizada no dia seguinte para o lançamento em CD/LP, dia 7 de outubro de 1991. O documentário "Ghosts of The Past", mostrando o making of do Liverpool Oratorio, foi transmitido no Reinio Unido um dia antes de seu lançamento comercial. Nos EUA, o programa ganharia divulgação apena no dia 30 daquele mês.

"Foi bem assustador. No decorrer do processo de composição, eu tentava colocar tudo o que sabia, esperando estar acrescentando algo realmente bom. Eu já sabia que os críticos já estavam prontos para me malhar. Mas eu sou assim mesmo, gosto de riscos. Acho que tenho fé em mim mesmo", comentou Paul McCartney no livro oficial da New World Tour, em 1993. Fonte: "Paul McCARTNEY - Todos os segredos da carreira solo - Claudio Dirani

3 comentários:

Valdir Junior disse...

É Legal , mas na minha opinião não é o melhor trabalho "erudito' do Paul !!

João Carlos disse...

Ainda preciso ouvir esta obra como deve ser ouvida. Sozinho, num som decente.Tá chegando a hora!

Unknown disse...

Ainda nao ouvia obra, mais acredito que como Paul sempre foi perfecsionita,com certeza eu vou adorar.