quarta-feira, 19 de junho de 2013

RENATO & SEUS BLUE CAPS - MENINA LINDA - SENSACIONAL!!!


Em 1964, a indústria fonográfica brasileira, tinha um cara que mandava em tudo. Até no jovem Roberto CarlosCarlos Imperial, que, apesar de tantas controvérsias, revelou dezenas e mais dezenas de tantos talentos.
A banda “Renato & Seus Blue Caps” estava apenas começando de fato, nesse meio. Naquele tempo (e ainda por muitos anos), havia uma diferença de pelo menos um ano do disco que fosse lançado na Inglaterra, ou nos Estados Unidos ser lançado aqui. Assim, quando “I Should Have Know Better” foi lançada pelos Beatles na Inglaterra e nos States, o disco deles só apareceria por aqui, um ano depois. Então, quando “A Hard Day’s Night” (LP e filme) foram lançados, e logo que “I Should Have Know Better” apareceu como lado B do compacto, imediatamente, por encomenda de Carlos Imperial, ganhou uma versão nacional composta por “Lennon, McCartney e... Renato Barros”.
Isso mesmo. O dono da banda “Renato & Seus Blue Caps”, originalmente formada com o irmão Paulo César BarrosRenato recebeu das mãos do próprio Imperial, uma cópia importada do compacto dos Beatles e lhe foi dito que fizesse uma versão para ser gravada no outro dia.
 
Sob o fogo do sufoco, Renato sapecou: “Ah, deixe essa boneca, faça-me o favor, deixe isso tudo e vem brincar de amor! De amor. Hey, hey, de amor”. Por causa desses versos tão ingênuos na época, anos depois, quando criativos inventavam o melô disso, o melô daquilo, alguém apareceu com o “melô do pedófilo”, referindo-se à canção criada pelo Renato que hoje faz piada com isso.
O fato é que “Menina Linda”, com Renato & Seus Blue Caps, foi lançada aqui no Brasil antes do disco dos Beatles, que quando saiu, todos disseram: “os Beatles gravaram uma música de Renato & Seus Blue Caps”. Na época, o compactozinho com “Menina Linda” fez enorme sucesso nas paradas de sucesso de todo o Brasil por muitos anos e acredita-se que vendeu mais de 1 milhão de cópias.

5 comentários:

Willians disse...

Puxa, o Renato, realmente é muito nostalgico. É bem a cara dos anos 60, da Jovem Guarda. Marcou muito o rock brasileiro com músicas e versões incríveis, principalmente dos Beatles, Ana foi fantástica e diferenye dos Beatles.

Unknown disse...

Renato e seus blue Caps sao uma banda ótima eu já os escutava aos 7anos, tem bons rocks e as suas versões dos beatles sao bacanas.

Anônimo disse...

Desde de moleque, eu já curtia as músicas de Renato e Seus Blue Caps.
É uma pena que eles não gravam mais!
Pois ouvir essas músicas de hoje
é péssimo para os ouvidos.

Unknown disse...

Me perdoe The Beatles prefiro Renato e seus Blue Caps

Anônimo disse...

Quero parabenizar ao Edu por suas publicações. Renato e Seus Blue Caps tornaram-se história dentro da música jovem da década de 60. A canção Menina Linda, uma versão feita por Renato Barros, da canção I Should Have Known Better de Lennon e McCartney de 1964, é parte integrante do álbum Viva A Juventude! da gravadora Discos CBS de 1965. É um sucesso nacional que esteve presente no Programa Jovem Guarda de São Paulo. O engraçado de tudo isso, é que, a versão ficou mais famosa no Brasil, do que seu original gravado pelos The Beatles; que tiveram seus discos editados pela gravadora Odeon a partir do segundo semestre de 1964.