terça-feira, 30 de abril de 2013

TOP 100 - ÁLBUNS DE SUCESSO DOS ANOS 70


Muito legal o livrinho TOP 100 – Álbuns de Sucesso dos Anos 70, de Gene Sculatti, Editora Escala que está nas bancas e custa 20 paus. De forma clara, curta e grossa, e sem firulas, o autor conseguiu compilar um guia essencial para os álbuns mais populares da década, aqui mostrados com as listas das músicas, créditos dos músicos e da produção, mais uma infinidade de informações sobre cada um deles, além da reprodução das artes de suas capas, com imagens icônicas que marcaram aquele período. O ranking dos Top 100 álbuns de sucesso dos anos 70, está baseado no número de prêmios de vendas platina e multiplatina que cada álbum recebeu, conforme certificados da Recording Industry Association Of America (RIAA). Numa indústria nem sempre destacada pela exatidão de seus números de vendas publicados, tais prémios oferecem um dos mais efetivos e confiáveis meios de medir sucessos de vendas. Cada prêmio de platina da RIAA representa as vendas de, no mínimo, 1 milhão de unidades, fornecendo uma medida consistente para medir a posição relativa dos álbuns mais bem vendidos da década. Esses números também têm a vantagem — ao contrário de listas similares baseadas em posições na parada — de mostrar as vendas de álbuns a partir da data de sua primeira edição até o presente, significando que o sucesso de um álbum, tal como Dark Side Of The Moon do Pink Floyd, o qual tem vendido consistentemente bem desde seu lançamento em 1973, está corretamente refletido em sua posição. Álbuns de “grandes sucessos” não foram considerados nesta lista, embora estejam presentes álbuns ao vivo e trilhas sonoras de filmes, nas quais todas as faixas foram compiladas ou gravadas especificamente para o álbum. Os Beatles aparecem aqui somente com “Let It Be”, lançado no início de 1970. George Harrison aparece com sua obra prima “All Things Must Pass” e Paul McCartney com “Band On The Run”. Como todo mundo aqui já está careca de conhecer esses discos, e hoje é aniversário do grande Willie Nelson, escolhi o álbum “STARDUST” – de 1978, que vendeu 5 milhões de cópias. Abração!

Tendo popularizado o conceito “Outlaw Country”, Willie Nelson lançou uma coleção de músicas pop padrão, apesar de ele próprio ser o autor de algumas das canções mais conhecidas de Nashville, como 'Hello Walls', 'Crazy' e 'Night Life. Voltando a reunir a equipe vencedora por trás de seu bem-sucedido álbum “Red Headed Stranger”, Nelson se dispõe a recriar os sons de sua juventude e as canções que ele cresceu ouvindo no rádio, abordando a música de Hoagy Carmichael, Irving Berlin, dos Gershwins, entre outros. Com a crucial ajuda do produtor Booker T. Jones (dos famosos MGs), Nelson se move do pop ao folk, e do jazz ao country, explorando a amplitude da música americana. Willie Nelson redescobriu a riqueza que suas raízes têm a oferecer e foi destemido ao representá-las em todas as suas matizes.Os receios iniciais logo foram substituídos pela aclamação de Nelson como o artista de palco do ano, tanto pela CMA quanto pela ACM. Repetindo seu sucesso de 1975, Nelson também ganhou um Grammy pela melhor interpretação vocal country, pela sua versão de 'Georgia On My Mind', de Carmichael. Nos seus quarenta anos, Nelson estava desfru¬tando do período de maior sucesso de sua carreira. O que torna isso mais extraordinário é que o álbum é uma compilação de covers.

3 comentários:

henrique disse...

Gosto dessas publicações diretas, bem sintetizadas e etc...amanha mesmo vou "catar" uma nas Bancas!

João Carlos disse...

Bom, parece que esta tem um critério.Vendas.Mesmo assim estranho o IMAGINE não está na lista.

Edu disse...

O álbum Imagine só se tornou um sucesso mundial após a morte de John Lennon, em dezembro de 1980. O álbum re-entrou nas paradas em 1981, atingindo um máximo de número três na Noruega, cinco no Reino Unido, 34, na Suécia, e 63 nos Estados Unidos.