segunda-feira, 29 de abril de 2013

PARABÉNS, GRANDE KLAUS VOORMAN - 74 ANOS


Hoje, Klaus Voorman está completando 74 anos. Ele nasceu no dia 29 de abril de 1939, em Berlim, Alemanha. Para que não sabe, Klaus Voorman é artista gráfico, músico e produtor musical. Tem seu lugar gravado na história pela estreita amizade que manteve com os Beatles. Ele foi o primeiro a notar os Beatles na época dos shows em Hamburgo. Ele também foi o namorado de Astrid Kirchherr antes de Stuart Sutcliff aparecer. Ele também influenciou o corte de cabelo dos Beatles por já usar esse corte que era normal entre os jovens existencialistas alemães.

Foi ele quem fez mais tarde a famosa capa do disco Revolver. Ele tocou baixo nos discos solo de John (Plastic Ono Band, Imagine, Walls And Bridges e Rock'n'Roll); George (All Things Must Pass, Concert for Bangladesh, Living in the Material World, Dark Horse e Extra Texture); e Ringo (produziu e tocou uma música de Sentimental Journey, e participou ativamente de “Ringo”, “Goodnight Vienna” e “Ringo's Rotogravure”). Também esteve no concerto por Bangladesh, promovido por George Harrison. Klaus hoje vive em Munique, Alemanha com esposa e filhos.

Em 95, venceu o concurso entre ele e outros dois designers para desenvolver o projeto gráfico do “Anthology” dos Beatles. Sobre Revolver: A capa do disco já havia sido criada por Robert Freeman (uma colagem em espiral das metades de cima dos rostos dos quatro Beatles repetidas vezes) quando o grupo pediu ao velho amigo Klaus Voorman para recriá-la. A capa proposta por Klaus agradou em cheio: “Gostamos da forma que ele nos colocava com pequenas coisas saindo dos nossos ouvidos e cabeças. E ele nos conhecia o suficiente para nos capturar de uma forma bonita em seus desenhos”, lembra Paul, “nos sentimos elogiados”. Em 2009, gravou o álbum “A Sideman's Journey”, com participações de Yusuf Islam (ex-Cat Stevens), Ringo Starr, Paul McCartney, Dr John, Jim Keltner, Van Dyke Parks e vários outros. E é o “making off” desse álbum que a gente confere agora. É isso aí, grande Klaus. Espero que você ainda resista por muitos anos!

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Cara , não sabia que foi feito um concurso para ver quem fazia a capa do "Anthology " ( ??!! ) !!!!
Vivendo e aprendendo !!!
Valeu Edu !!!

João Carlos disse...

Eu também.Viva Klaus! Mais 74 anos prá ele1

Luis da Silva disse...

Que ele tenha saude pra viver bastante ainda parabens