terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

THE BEATLES - NORWEGIAN WOOD


Norwegian Wood (This Bird Has Flown) é uma música dos Beatles, lançada em 1965 no álbum Rubber Soul. Foi composta principalmente por John Lennon, com colaboração de Paul McCartney em algumas partes. A letra teria sido inspirada em uma relação extraconjugal de John, na época casado com Cynthia Lennon. George usou um instrumento indiano pela primeira vez em uma música, o sitar. George estava estudando música indiana na época, acabou comprando um sitar e o usou pela primeira vez em uma música pop.
 

6 comentários:

João Mangabeira disse...

Essa postagem já saiu este ano não foi? De novo?

João Carlos disse...

Ainda lembro do meu espanto com aquele som.O que seria aquilo ?
Maravilha! Valeu EDU!

Pedro Renault de Barros Correia disse...

Edu
mais uma perguntinha em função da postagem:
Além de "Paint it black", quais outras músicas teriam sido influenciadas pela cítara do George?

Saudações
Pedro

Edu disse...

Perguntinha? Você que fez aquela outra sobre as parcerias, não foi? Cara, isso é impossível! São listagens sem fim que ninguem dá conta! Harrison, e os Beatles, claro, trouxeram para o ocidente e óbvio, para toda uma geração da cultura naturalmente pop, toda a riqueza da espiritualidade oriental. Harrison apresentou a cítara ao mundo há muito mais de quarenta e tantos anos. Quem vai saber quais e quantas influências trouxe em todos esses anos para milhões de artistas? Sorry, Pedro. Não dá!

Valdir Junior disse...

47 anos depois ela continua atual e misteriosa !!!
A união perfeita de musica e letra !!

Pedro Renault de Barros Correia disse...

Oi Edu
Você tem toda razão, mas a pergunta não era tão pretensiosa como parece. Assim como os Stones fizeram com "Paint it black", pensei que talvez surgissem à mente algumas outras músicas marcantes valendo-se da cítara, em especial nos anos 60. Confesso que só consegui me lembrar do "Paint it black".

Caro Edu, não fui eu que fiz a pergunta sobre as parcerias. (Mas não deixa de ser uma boa questão...)

Abraços
Pedro