segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

BADFINGER - NO DICE - EXCELENTE E INDISPENSÁVEL!


A banda inglesa Badfinger lançou oficialmente nove álbuns entre 1970 e 1981. A partir de 1975, depois da morte de Pete Ham, a banda, mesmo aos trancos e barrancos ainda conseguiu lançar os excelentes "Airwaves" em 79 e o derradeiro "Say No More", em 81. Entre todos os álbuns lançados, não existe consenso entre os fãs mais ardorosos de qual é melhor. Não há dúvida de que os quatro primeiros, lançados pela Apple Records, foram os mais criativos, embora os álbuns lançados pela Warner "Badfinger" e "Wish You Were Here" também tenham se tornado clássicos.
O primeiro álbum, Magic Christian Music" de 1970, funcionou como um bom cartão de visitas e a banda já começava a dizer a que veio. Quando "No Dice", também de 1970, foi lançado em 9 de novembro, o efeito foi de uma bomba atômica! Fãs dos Beatles, agora órfãos, viram em Badfinger uma espécie de continuação do seu trabalho.

"No Dice" foi o primeiro álbum que o grupo gravou com a formação que se tornaria clássica: Pete Ham (guitarra e vocais), Tom Evans (baixo e vocais), Joey Molland (guitarra e vocais) e Mike Gibbins (bateria e vocais). A produção foi inicialmente de Mal Evans (assistente dos Beatles a responsável pela contratação do grupo pela Apple). A direção da Apple não ficou totalmente satisfeita com os primeiros resultados e substituiu Mal Evans por Geoff Emerick (que foi o engenheiro de som de vários álbuns dos Beatles).

O álbum abre com o enérgico rockão "I Can't Take It", que é seguido pela belíssima balada "I Don't Mind" (com um leve toque psicodélico no eco dos vocais). Os rapazes, sempre se sentiram incomodados pelas comparações com os Beatles e "No Dice" ainda trazia uma canção "Love Me Do", que em nada lembra a inocente canção dos Beatles. Segue-se uma nova balada, "Midnight Caller", com vocais competentíssimos de Pete Ham. Então, "No Matter What", sem dúvida alguma, amelhor faixa do álbum. "No Matter What", é uma explosão de sons, luzes e cores. Guitarras fantásticas, solos e vocais arrasadores! Nada se compara a "No Matter What". Nada! "No Matter What" é o sucesso pop que todos querem ter. Mas é nossa. É do Badfinger. É de Pete Ham. "No Matter What", que toca nas rádios até hoje, é considerado o exemplo perfeito do verdadeiro "power pop": melodia forte, harmonias vocais e destaque para guitarras distorcidas. A produção foi de Mal Evans.

Você, saiba ou não, conhece "Without You". Provavelmente a versão mais orquestrada de Harry Nilsoon ou a regravação mais recente de Mariah Carey. A versão do Badfinger me parece mais pungente e tem um belo acompanhamento de órgão no final. A música foi composta por Ham e Evans, no melhor estilo Lennon & McCartney - juntando ideias de duas composições independentes. Abrindo o lado dois, uma música mais para o country, "Blodwyn", que, talvez seja a mais fraca no disco. "Better Days" traz uma mensagem de positivismo e o destaque, como sempre fica com as guitarras. "It Had To Be" é outra balada, desta vez composta por Gibbins. "Watford John" é um sólido rock and roll. "Believe Me"é mais uma balada. O álbum original fecha com "We're for the Dark" uma bela balada marcada pelo violão e voz do Pete Ham. Em 2010, "No Dice" foi remasterizado, o que deixou seu som ainda mais cristalino. "No Dice" é uma coleção de bacias hidrográficas de power pop que já mostra todos os instintos comerciais da banda com clássicos, que se tornaram sua marca registrada.
A capa do LP original é dupla. Abre! A enigmática figura da estranha mulher que aponta o dedo para você, fica enorme.


01- I Can't Take It (Ham) 2:54
02- I Don't Mind (Evans/Molland) 3:13
03- Love Me Do (Molland) 2:57
04- Midnight Caller (Ham) 2:48
05- No Matter What (Ham) 2:59
06- Without You (Evans/Ham) 4:42
07- Blodwyn (Ham) 3:24
08- Better Days (Evans/Molland) 3:59
09- It Had To Be (Gibbins) 2:27
10- Watford John (Evans/Ham/Gibbins/Molland) 3:21
11- Believe Me (Evans) 2:58
12- We're For The Dark (Ham) 3:51
CD Bonus Tracks
13- Get Down (Evans/Gibbins/Ham/Molland) 3:43
14- Friends Are Hard To Find (Molland) 2:28
15- Mean Mean Jemima (Molland) 3:41
16- Loving You (Gibbins) 2:51

6 comentários:

João Carlos disse...

Ôba! Tenho a versão antiga mas este remasterizado não.Não vejo a hora de chegar em casa à noite. VALEU !

Valdir Junior disse...

ADORO - ADORO - ADORO !!
Agradeço a vc Edu a escutar melhor o Badfinger !!!
Com certeza os disco pela Apple são os mais fortes , mas o NO DICE é uma porrada tamanha que é essencial talvez conhecer primeiro !!!

Infelizmente não tenho os CDs ainda , mas já baixei todos e " NÃO PARO DE ESCUTAR " !!!

BADFINGER BOOGUIE FOR EVERYONE

Edu disse...

Quando mudei meu nome para Edu Badfinder, não foi á tôa!

Edu disse...

DESCULPEM. INFELIZMENTE, FUI OBRIGADO A RETIRAR OS LINKS!

Edu disse...

BADFINGER!

Unknown disse...

...Esses anos 70" foram magicos mesmo ..pena que essa banda que foi até "comparada" com os Beatles teve uma trajetória curta e mais trágica da história do Rock.'....bonito trabalho brother Parabens