domingo, 17 de fevereiro de 2013

A MORTE DE TONY SHERIDAN


É com muita tristeza e pesar que O Baú do Edu informa que, Tony Sheridan - nome artístico de Anthony Esmond O'Sheridan McGinnity -, guitarrista e compositor britânico, antigo parceiro dos Beatles, morreu, ontem, em Hamburgo, na Alemanha. Tinha 72 anos. Mais detalhes sobre a sua morte ainda não estão disponíveis. Sheridan abandonou a escola muito cedo, para ser músico. Em 1958 fez excursões pelo Reino Unido com artistas dos Estados Unidos como Conway Twitty, Gene Vicent e Eddie Cochran. No final dos anos 1950 tornou-se pioneiro, aos ser o primeiro músico a tocar com uma guitarra elétrica num programa gravado ao vivo na televisão britânica. No começo dos anos 1960, Tony Sheridan tocou com várias bandas de apoio, entre as quais os Beatles. Esta convivência foi considerada muito importante na carreira dos quatro rapazes de Liverpool. Em 1961, quando os Beatles regressaram a Hamburgo, para apresentações no "Top Ten Club", enquanto tocavam foram recrutados por Tony Sheridan para serem a sua banda de apoio, durante os concertos na Alemanha e numa série de gravações para a alemã Polydor Records, produzidas pelo famoso Bert Kaempfert. Bert Kaempfert viu-os tocar juntos e sugeriu que gravasse um disco. Kaempfert. Achava que Sheridan era a estrela e colocou os Beatles como banda de apoio. Assim, Tony gravou com os Beatles várias canções que deram origem ao álbum "Tony Sheridan and The Beatles". Entre vários sucessos destacam-se "My Bonnie", "The Saints" e "Ain't She Sweet". Uma declaração de sua família postado no Facebook no sábado diz: "Nosso amado pai e amigo! Obrigado por seu amor e inspiração. Você nos deixou hoje, às 12h00 horas."

Link para a postagem especial sobre Tony Sheridan publicada aqui coincidentemente em 16 de fevereiro de 2011, exatamente há dois anos. http://obaudoedu.blogspot.com.br/2011/02/tony-sheridan-lets-dance.html

4 comentários:

Edu disse...

Sheridan era um cara bacana, boa praça e muito querido no mundo Beatle! Esteve no Brasil várias vezes nos últimos anos e o que quer que tenha acontecido, desejo que tenha sido sem dor. Só se vão os bons. R.I.P, my friend!

Valdir Junior disse...

Cada vez mais vejo que estamos ficando pra trás !!
Sempre quando alguém nos deixa !!!

Descane em Paz Tony Sheridan !!!

João Carlos disse...

Só lamento que o mundo não tenha o conhecido como merecia. Foi-se emblematicamente na Alemanha que o acatou e o tinha com especial carinho. Mais um da turma que parte. Triste notícia.

Unknown disse...

É realmente uma grande perda.