quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

THE BEATLES - UMA FESTA NO CÉU

O dia 30 de janeiro de 1969 foi um dia histórico na carreira dos Beatles. Eles se superaram em todas as suas apresentações, que já não faziam desde 1966. Naquele dia, John, Paul, George e Ringo, apenas subiram no telhado do prédio da Apple em Londres sem avisar ninguém, e começaram a tocar as músicas do álbum Let it Be.

Os primeiros a chegar ao telhado foram Paul e Ringo. Os dois foram para seus instrumentos e logo John e George chegaram, e o grupo começou a tocar. Além de alguns alguns fotógrafos, estavam lá toda a equipe de Michael Lindsay Hogg, Billy Preston, Mal Evans, George Martin e Yoko Ono e nenhum fã. Mas à medida que o tempo que foi passando,as pessoas começaram a se dar conta do que acontecia lá em cima: os famosos Beatles estavam bem ali tocando ao vivo! De graça! No cento nervoso de Londres. Aquilo foi demais. Muitos, sequer acreditaram! As pessoas pararam para ouvir o grupo, outras procuraram janelas, outras se aventuravam a subir nos prédios e a maioria dos transeuntes ficava olhando para o alto. Ninguém ficou indiferente e o mundo comungava pela derradeira vez, com os Beatles de verdade. O repertório, contou com sete faixas, todas lançadas no álbum Let it Be.

As faixas executadas foram "Get Back", "Don't Let me Down", "I've Got a Feeling", "One After 909", e "Dig a Pony", Ao final da execução de "Dig a Pony", o engenheiro de som Alan Parsons percebeu que a fita de gravação havia terminado. Enquanto ele a trocava, foram executadas as canções "God Save the Queen" e um pequeno trecho de "I Want You (She´s so Heavy)", que a gravação "oficial" não incluiu. A última apresentação dos Beatles durou em média quarenta minutos, pois com o tempo, o caos se formou nas ruas próximas ao concerto, policiais tiveram de ser chamados e acabaram com a festa no telhado. No projeto "Anthology", Paul relatou que seria um grande e belo final, se os quatro acabassem presos. E seria mesmo! No site Beatles Brasil, na coluna "Pop Go The Beatles", o excelente jornalista Cláudio Teran dá um verdadeira aula sobre esse dia tão marcante na carreira dos Beatles. O link é: http://www.thebeatles.com.br/pop/beatles-rooftop.htm



4 comentários:

Valdir Junior disse...

F-A-N-T-A-S-T-I-C-O !!!!

Marla Costa disse...

Como não amar? <3

João Carlos disse...

Bem que poderia ter sido maior !

henrique disse...

Bom dia a todos! Olá Edu! Mesmo sem minha pergunta sobre as canções ( ONE AFTER 909, I'VE GOT A FEELING E DIG A PONY ) ter saído na nova coluna, o Sr. me mostrou o caminho para a resposta...pelo que entendi no post do Cláudio Teran, essas canções foram aproveitadas no "seco" para o disco Let it Be. Agora o porquê da minha dúvida: Os Beatles foram os caras! Pois mesmo se tratando de faixas de um só take, parecem músicas gravadas em estúdio, com tudo o que têm direito. Ficaram ESPETACULARES, pois sabemos que "ao vivo" sempre tem um errinho aqui e outro ali (normal). Eu quase não acredito que as músicas do disco são as reproduções "cruas" sem tratamento do telhado. Ah, mas vale lembrar que o Spector limou o começo de Dig a Pony, não é mesmo? Abração e vida longa ao Baú! Sinto que o Blog está com vida nova e eu sou um entusiasta dessa página.